Automóveis Titulo
Equilíbrio entre força e conforto
Por Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
31/12/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Qual a química ideal para uma picape cabine dupla? Eficiência na hora do trabalho pesado e conforto nos momentos de lazer? Se essa é a receita para o sucesso, a nova Nissan Frontier tem tudo para consolidar ainda mais sua posição no mercado.

Fabricada em São José dos Pinhais (PR), a bruta - antes importada da Tailândia - encontrou o equilíbrio. Ao mesmo tempo em que não arrega no transporte de carga, ela oferece um alto nível de comodidade aos ocupantes.

A versão de entrada XE 4x2 da Frontier parte de R$ 77.590. O Diário, no entanto, avaliou a versão topo de linha LE 4x4 com transmissão automática, que tem o preço mais salgadinho: R$ 111.390.

O visual da picape da Nissan é, antes de mais nada, imponente. Olhando de fora, a Frontier não chama a atenção pelo seu design sóbrio e de linhas agradáveis, mas sim pela robustez que exala, muito por conta das generosas dimensões: 5,23 metros de comprimento; 1,85 metro de largura; e 1,78 metro de altura. Destaque também para as rodas de liga leve de 16 polegadas.

Internamente, o espaço e o conforto são satisfatórios para todos os ocupantes, inclusive os que trafegam no banco traseiro, que, normalmente, nas picapes de cabine dupla, não costumam entregar ergonomia de alta qualidade.

Revestimento dos bancos e do volante em couro (opcionais), CD Player com MP3, controlador de velocidade, direção hidráulica com ajuste de altura do volante, ar-condicionado, faróis de neblina, limpador de pára-brisa com sensor de velocidade e o air bag duplo conferem requinte e revelam a face delicada da nova Frontier.

ASFALTO E TERRA
Após uma contemplação estática da picape, resolvemos acelerá-la. E logo de cara nos impressionamos com o motor 2.5 16V turbodiesel eletrônico que gera 172 cv de potência a 4.000 rpm. Porém, o que realmente chamou a atenção foi a excelente força entregue em baixas rotações. Segundo a Nissan, os 41,1 mkgf de torque máximo já estão disponíveis a 2.000 rpm.

No trecho urbano, a Frontier revelou uma inesperada desenvoltura. Mesmo com as dimensões avantajadas, a boa posição de dirigir, a transmissão automática de cinco velocidades com overdrive e os freios com ABS tornam a vida do motorista mais fácil.

Na estrada, a bruta mostra leveza. A 120 km/h, o giro não passa de 2.500 rpm.

Na estrada de terra, a facilidade salta aos olhos. Com a tração 4x4 (tem a opção da reduzida) selecionada por meio de um botão no painel, os buracos parecem somente pequenas depressões. Mesmo com a caçamba carregada - ela tem capacidade para transportar até 1.005 quilos -, a Frontier não esmoreceu, mostrando vitalidade e disposição.

NÚMEROS

Preço
R$ 111.390

Motor
2.5 16V turbodiesel eletrônico

Potência
172 cv a 4.000 rpm

Torque
41,1 mkgf a 2.000 rpm

Tração
4x2, 4x4 e reduzida

Capacidade de carga
1.005 quilos

Transmissão
Automática de cinco velocidades

Comprimento
5,23 metros

Altura
1,78 metro

Distância entre eixos
3,20 metros

Peso
2.025 quilos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;