O pequeno scooter sai ligeiro e vence o asfalto rodando como se fosse uma moto maior. Seu motor não pede paciência para subir de giros e atingir um desempenho agradável. Em apenas meia quadra, a Prima 50 mostra que é deliciosa. E que seu torque proporciona conforto ideal para suas características limitadas – algo raro numa monocilíndrica com pouca capacidade cúbica.
A confiança inicial, que eliminou a impressão de fragilidade, foi constante durante todos os dias de avaliação. A pequena Prima 50 enfrentou grandes avenidas, congestionamentos, saídas de farol e ruas esburacadas com disposição. Subiu ladeiras de médio aclive sem dar sustos, algumas levando garupa.
Seu maior mérito, entretanto, foi enfrentar congestionamentos e corredores de tráfego emparelhada com motofretistas e motos maiores sem atrapalhar o caminho de ninguém – inclusive, mostrando-se ágil quanto à dirigibilidade e em manobras rápidas. Pelas exigências da avaliação, conclui-se que ela cumpre com folga seu uso ideal – é confortável e prática para as mulheres, leve (pesa 88 kg), boa para percorrer pequenas distâncias, passear, ir à escola ou às compras.
Seus equipamentos originais incluem partida elétrica, partida a pedal, luz de freio, piscas com aviso sonoro (úteis e audíveis até com capacete fechado), cavaletes lateral e central. O velocímetro não indica a velocidade real, cuja final deve estar ao redor de 80 km/h, enquanto o consumo (indicado no painel) está ao redor de 50 km/l. O tanque leva 4,8 litros, com adição de óleo dois tempos.
Segundo a montadora, a Prima 50 é econômica por utilizar menos peças de atrito e possuir correntes com menor número de dentes. A Prima 50 tem motor monocilíndrico de 49cc, com potência declarada de 6,5 hp a 6.500 rpm. Seu torque é de 0,73 kgf/m a 6.000 rpm.
O chassi é confeccionado em chapas de aço, com assoalho e pedanas (proteção frontal das pernas) auxiliando a reforçar a estrutura. A suspensão dianteira é telescópica e a traseira leva amortecedor com mola helicoidal. O scooter é equipado com freio a disco dianteiro, em chapa de aço e liga de molibdênio, de acionamento hidráulico, e traseiro a tambor com sapata de expansão.
As concorrentes diretas da Prisma sãos as de entrada, como a CG 150 Titan e Yamaha Crypton cujos preços são mais acessíveis. Suas cores disponíveis são azul, preta e vermelha, e seu moderno design destaca os dois pequenos faróis dianteiros.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.