Memória Titulo
1949, 1960, 1978... Réveillon de ontem e de sempre...

Nos Réveillons do passado de Santo André, se a orquestra de Antonio Giordan fosse a contratada, era sinal de que a virada do ano seria inesquecível

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Nos Réveillons do passado de Santo André, se a orquestra de Antonio Giordan fosse a contratada, era sinal de que a virada do ano seria inesquecível. Uma orquestra: fina, competente, bem vestida, de instrumentos lustros e afinados. Como a desta noite, na virada de 1959 para 1960 no salão do Ouro Verde de Santa Terezinha.

Waldemir Wilson Pavanello nos oferece a foto e a identificação da maioria dos músicos. A cantora chama-se Madalena; de perfil, ao piano, professor Aranda. E entre os músicos ao fundo, Juvinho, Pedrão, sargento Elói da Força Pública, Toniquinho (pandeiro), Nelson (bateria) e Paulo (bongo, marido de Madalena).

Na frente, Zezinho ao acordeão - ele que tinha deficiência visual; Antonio Giordan com o seu sax, ao lado de Dito, Elio e Joãozinho Generoso, este um dos pioneiros do rádio em Santo André.

Se os bailes fossem de gala, prevalecia a elegância; se os bailes fossem do Carnaval, a descontração, como veremos em outras imagens no fevereiro que virá.

Uma medalha da 25ª São Silvestre

Em 1949, Debalde Cerezolli, o atleta Nenê, de Ribeirão Pires, participou da São Silvestre em São Paulo. E recebeu uma linda medalha: de um lado aparece o busto do jornalista Casper Libero, idealizador da prova em 1925; de outro, o prédio da Gazeta, ainda no Centro de São Paulo - hoje o prédio da Gazeta está na Avenida Paulista.

A prova de 1949 foi a 25ª corrida de São Silvestre, que começava no fim da noite e terminava nos primeiros minutos do Ano-Novo.

Em 1996, Nenê ofereceu a sua medalha a este repórter. Para nós, um troféu valioso, prova da confiança de um homem bom ao trabalho que realizamos.

De volta a 1978

Nada como folhear o Diário de 30 anos atrás. E garimpar as notícias que marcaram a virada de 1978 para 1979. Comovente ler a mensagem de Walter Braido, prefeito de São Caetano, que perdemos neste 2008.

Há 30 anos, aos leitores do Diário, Braido desejava: "(...) que 1979 represente para o povo brasileiro a arrancada decisiva para a democracia que tantos desejamos".

Pelos clubes, o Réveillon: no Aramaçan, a orquestra Roberto Ferri; na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, o conjunto A Máquina do Som; no Tutti Frutt's, o Réveillon Alto; no Hipnoses 2000, músicas trazidas diretamente de New York e da Europa; na Porteira dos Pampas, Wanderley Cardoso, Djalma Pires e Ronnie Von.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 31 de dezembro de 1978 - Nº 3863

Editorial - Da euforia à realidade, o longo caminho

Retrospectiva 1978 - Enchentes, poluição e greves

Primeiro Plano (Julio Pinheiro) - Um saldo pouco animador em 1978

Internacional - Esperanças de paz passam para 79

EM 31 DE DEZEMBRO DE...

1968 - Realizada a última transmissão de Repórter Esso, que ficou 27 anos no ar.

1978 - Deixa de vigorar o Ato Institucional nº 5.

1988 - O barco Bateau Mouche IV naufraga na Baía de Guanabara, no Rio, e deixa 55 mortos.

HOJE

Dia das Devoluções e dia da Esperança.

SANTOS DO DIA

Catarina Labouré, Donata, Melânia e Silvestre I. Silvestre era natural de Roma. Foi papa entre os anos 314 e 335.

O ano de 2008 chega ao fim, salta para o vazio do passado em meio a festejos e fogos. Deixa um rastro de alegrias, conquistas, mas também de dissabores. A crise mundial será sua marca quando se contabilizar os fatos ocorridos no seu transcurso, juntamente com as sapatadas no Bush, exorcizado como o demônio das guerras e dos maus agouros.

Nasce, no calendário dos homens, um novo tempo, ainda incerto, com previsões não muito otimistas e sérios problemas, principalmente a questão do aquecimento global, além dos conflitos e da fome que assola algumas nações.
Mas sempre há a esperança de que os homens se conscientizem da mensagem de Cristo e passem a se amar, o amor da fraternidade, da construção de um futuro melhor para todos. A felicidade só se completa quando todos estão felizes.

Serviços Funerários: Santo André - 4992-3544; São Bernardo - 4125-1645; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.

Ademir Médici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;