Cultura & Lazer Titulo
Mostra resume artesanato do Brasil
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
28/09/2002 | 19:27
Compartilhar notícia


As ricas peculiaridades do artesanato brasileiro são o assunto da mostra que abre às 20h deste domingo (para convidados) no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A visitação para o público começa segunda e vai até o dia 27 de outubro, com entrada franca.

Batizada como Artesanato Solidário, a exposição traz peças produzidas em diversos núcleos de artesanato atendidos pelo Programa Artesanato Solidário, que conta com 65 núcleos localizados em 13 estados brasileiros.

A mostra, com curadoria assinada pela arquiteta Janete Costa, traz trabalhos variados, que vão de cerâmicas a tecelagens e trançados.

Um dos objetivos do Programa Artesanato Solidário é a revitalização da produção artesanal específica de cada localidade, sem se esquecer da valorização da tradição das respectivas regiões.

Nestes núcleos, os trabalhos são desenvolvidos por meio de associações ou cooperativas, nunca isoladamente, visando uma produção adequada a atender a demanda de mercado. Nos locais onde estão instalados os núcleos, muitas vezes o artesanato é a única fonte de renda da população.

O Programa Artesanato Solidário, que existe desde 1998, faz parte do Conselho da Comunidade Solidária, presidido por Ruth Cardoso – a primeira-dama brasileira confirmou sua presença neste domingo no vernissage.

A abertura da exposição também marca a inauguração da Central ArteSol, uma organização sem fins lucrativos que funcionará como uma espécie de pólo da produção dos núcleos.

A central, voltada à comercialização das peças e divulgação do trabalho desenvolvido nesses núcleos, tem sede em São Paulo.

Artesanato Solidário – Exposição coletiva. No Instituto Tomie Ohtake – rua Coropés, 88, São Paulo. Tel.: 6844-1900. Abertura para convidados: domingo, às 20h. Visitação: a partir de segunda. De terça a domingo, das 11h às 20h. Entrada franca. Até 27 de outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;