Política Titulo
Aliados ao governo Avamileno ameaçam deixar base
Por Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
27/12/2007 | 07:15
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), terá a missão de manter a base aliada unida para a eleição. Embora ainda não tenham definido os papéis que pretendem desempenhar no próximo ano, os partidos governistas dão sinais de insatisfação e alguns já ameaçam trilhar carreira solo.

Um deles é o PMDB, maior partido do País na atualidade e que sempre fez parte da bancada situacionista na Câmara. A sigla demonstra não ter interesse em alçar vôos maiores no pleito, mas não esconde a intenção de indicar o vice na chapa petista.

Neste caso, o nome preferido seria o do vereador e presidente municipal da legenda, Sargento Juliano. A afinidade do partido com o governo petista é tanta que, hoje, o parlamentar desempenha a função de líder de governo.

No entanto, insatisfeitos com a possibilidade de isso não ocorrer, os peemedebistas não descartam a chance de integrar uma frente (formada por partidos da base aliada ao prefeito João Avamileno) a qual vem sendo articulada na cidade e pode ser oficializada já no início de 2008.

A julgar a movimentação nos últimos meses, o bloco será composto por PSB, PV, PHS, PSL e PRB. A tal frente, porém, ainda não decidiu se lançará candidatura própria ou se aliará a uma outra força.

Os aliados PV e PDT também dizem ter a intenção de lançar candidatura própria em 2008. A decisão ficará para o início do ano. A disputa interna pela indicação em ambas as siglas é grande. Entre os verdes, os pré-candidatos são Donizeti Pereira (vereador), José Batista Gusmão (coordenador municipal de Ação Regional), Luiz Antonio Lepori (advogado) e Sérgio Munhoz (professor).

Já no PDT, partido que mais cresceu em 2007 ao elevar a bancada na Câmara para três vereadores (tinha um no início do ano), a briga está entre Ajan Marques (empresário); Cícero Firmino da Silva, o Martinha (presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra); Heleni de Paiva (vereadora); José Bittencourt (deputado estadual) e Wilson Ambrósio (ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André).

Coadjuvantes - Entre os partidos com representação na Câmara Municipal, cujas direções optaram por não lançar candidatura própria, o PP apoiará a eleição de Salles e o PR, embora não confirme, especula-se que pode seguir o mesmo caminho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;