Política Titulo
Restante do ministério de Lula deve sair até o fim da semana
Do Diário OnLine
Com Diário do Grande ABC
17/12/2002 | 00:17
Compartilhar notícia


O porta-voz do PT, jornalista André Singer, afirmou nesta segunda-feira que o restante do ministério do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser divulgado até o final desta semana. Entretanto, não há definição sobre a data oficial do anúncio ou sobre a forma como ele ocorrerá.

Singer disse que Lula não definiu se todas as pastas restantes serão anunciadas juntas, de uma só vez, ou se o anúncio será dividido em mais de um dia. O porta-voz afirmou ainda que Lula dedicará esta semana a "contatos mais intensos" para a formação do governo.

No final da noite desta segunda, o futuro ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, afirmou que o anúncio será na próxima quinta-feira (19).

O jornalista confirmou que foi acertada a participação do PSB no governo Lula, conforme anunciaram nesta segunda o vice-presidente da legenda, Roberto Amaral, e o futuro ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu (PT). Singer não quis confirmar se o PSB ficará mesmo com a pasta da Ciência e Tecnologia, como disse Amaral, e se limitou a afirmar que o presidente Lula confirmará qual será a participação dos socialistas no governo quando anunciar todos os ministérios restantes.

Secretarias - Na tarde desta segunda, Lula se reuniu com o coordenador-adjunto da equipe de transição, Luiz Gushiken, para discutir a composição do gabinete da Presidência da República. Gushiken é o mais cotado para assumir a secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto – cargo diretamente ligado ao presidente Lula.

O PT estuda a criação de pelo menos quatro secretarias ligadas diretamente ao presidente – a Secretaria Nacional de Segurança Institucional, para a qual está cotado o sociólogo Luiz Eduardo Soares; a de Combate ao Racismo, que deve ser ocupada pela governadora do Rio, Benedita da Silva (PT), e a Especial da Mulher – para a qual estão cotadas a senadora Emília Fernandes (PT-RS) e a física Vera Soares.

A criação da Secretaria de Comércio Exterior, uma promessa de campanha, ainda não está definida. Será instituída ainda uma pasta para cuidar diretamente do programa de combate à fome, inicialmente batizada de Secretaria de Estado de Segurança Alimentar e Nutricional, para a qual está cotado Mauro Morelli, bispo de Duque de Caxias (RJ).

Ligadas à Presidência, também serão mantidas as secretarias de Comunicação de Governo, possivelmente ocupada por Gushiken, e a Geral da Presidência, cujo titular será o secretário-geral do partido, Luiz Dulci.

Agenda - O presidente eleito permanece em São Paulo até o final da tarde da próxima terça-feira, quando segue viagem a Brasília. A agenda do petista em São Paulo está concentrada no antigo comitê de campanha do PT (Vila Mariana, zona Sul da capital paulista).

Na noite desta segunda-feira, Lula recebeu o prêmio "Brasileiro do Ano", concedido pela revista Isto É. O evento foi no Direct Music Hall, em Moema, zona Sul de São Paulo (19h30). O presidente Fernando Henrique Cardoso também foi agraciado, com o prêmio de 'brasileiro da década'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;