Esportes Titulo
Sérgio Soares se emociona com 50º jogo pelo Santo André
Analy Cristofani
Do Diário do Grande ABC
25/08/2005 | 08:22
Compartilhar notícia


O técnico Sérgio Soares completa nesta sexta-feira, diante do Caxias, no estádio Bruno Daniel, seu jogo de número 50 como treinador. Quarta-feira, o comandante do Ramalhão falou sobre o assunto até com emoção. Soube, em poucas palavras, fazer uma auto-análise do início de sua carreira, reconhecer os erros e as qualidades que têm em sua personalidade para seguir no caminho. "Minha maior virtude foi saber pular de um lado para o outro (de jogador para técnico) com postura de comando. Deixar de ser companheiro e passar a comandar. Agora, o erro é perceber que, às vezes, ainda sou paizão. Tenho de tomar algumas atitudes que doem", disse.

Esse sofrimento tem motivo. Sérgio Soares, até pouco tempo, era companheiro de quarto dos atletas que hoje ele comanda e, muitas vezes, precisa fazer prevalecer a sua condição diante de um amigo. "Eu sei o que passo na minha casa, o que a minha mulher escuta. Sei também que esse sentimento é por ser muito amigo de cada um", contou. O treinador acredita que, em outro clube, isso não vai mais acontecer. "Em outro lugar, já vou chegar como técnico, com uma atitude extremamente profissional. Então não vai acontecer mais isso".

A marca de 50 jogos, embora possa parecer pequena, é comemorada – de maneira discreta. "No futebol brasileiro, chega a ser uma marca elevada. É uma coisa boa, sinal de que o trabalho está sendo bem feito. Hoje em dia, é muito difícil trabalhar em um clube por um período longo. Mas estou com os pés no chão".

Sérgio Soares aprendeu, neste período, que alguns sonhos têm de ficar para trás, que o futebol é uma realidade, muitas vezes, dura. "Algumas coisas não se pode mudar, então aprendi ter serenidade para aceitar, saber ter jogo de cintura para fazer as coisas andarem", disse.

E, para esse sucesso, o treinador contou com o apoio de todo o grupo do Santo André. "Eles (atletas) são os maiores responsáveis por isso. É por causa deles que tudo vem dando certo. Os jogadores são amigos, atletas responsáveis que conseguem separar o amigo do treinador".

No ano passado, Sérgio Soares dirigiu o time em nove ocasiões do Campeonato Brasileiro e outras 11 da Copa Estado. Este ano, sua estréia aconteceu na Copa Libertadores, diante do Palmeiras, no Parque Antártica. Na competição sul-americana, foram quatro partidas. No Paulista desta temporada, outras sete. E, agora, no Brasileiro, o treinador esteve no comando por 18 vezes. Até agora foram 24 vitórias, dez empates e 15 derrotas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;