Cultura & Lazer Titulo
Vídeo de andreense no Mapa Cultural
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
01/07/2001 | 17:46
Compartilhar notícia


O sincretismo religioso no Brasil colônia é o assunto do vídeo com um minuto de duração gravado em Paranapiacaba e intitulado Kaos Entre Nós. A produção, assinada pelo andreense Pérsio Gimenes, 37 anos, representará Santo André na fase regional do Mapa Cultural Paulista, prêmio de incentivo promovido pela Secretaria Estadual de Cultura. Na fase municipal do evento, Gimenes concorreu com outros quatro vídeos.

O roteiro de Kaos Entre Nós mostra um nativo de origem africana (interpretado pelo ator da região Leandro Valker) que persegue uma imigrante portuguesa (Patrícia Dimas, de Santo André). Em meio aos acontecimentos, são discutidos os conflitos e questionamentos dos seres humanos em relação às religiões. “O desafio é sintetizar uma história com começo, meio e fim em um minuto. O vídeo tem vários planos de câmera em movimento, o que deixa o espectador inquieto”, afirma Gimenes, que tentou buscar o formato do cinema noir.

Gravado durante 10 horas em áreas verdes e em cachoeiras, o vídeo é sonorizado com orações, rezas e um mantra hindu. Kaos Entre Nós foi feito para participar do Festival do Minuto e também competiu no JVC Tokio Festival, no Japão, ambos no ano passado, mas não conquistou premiações.

Esta é a segunda vez que Gimenes representa Santo André na categoria vídeo do Mapa Cultural Paulista. Na edição do ano passado, o videomaker conseguiu o quarto lugar no Estado com o documentário de dez minutos Um Dia de Paz, Motocicleta e Rock’n’roll, gravado na cidade com o grupo de motociclistas Abutre’s. “O Mapa Cultural tem muita variação de gêneros. Isso dá uma visão do que está sendo produzido no mercado de vídeo”, diz.

Entre os próximos projetos de Gimenes está a produção de um vídeo sobre catadores de papel do Grande ABC, cuja história será uma adaptação do texto teatral Homens de Papel, de Plínio Marcos (falecido em 1999 aos 64 anos). O videomaker também pretende fazer um documentário sobre a história do blues na região, no qual deve contar com a ajuda do gaitista andreense Vasco Faé.

Premiação – Com o objetivo de promover um intercâmbio entre as diferentes culturas regionais do Estado e valorizar novos talentos, o Mapa Cultural Paulista chega à sua sétima edição. O concurso premia artistas nas categorias literatura (poesia e conto), vídeo, artes plásticas, canto coral, composição musical, dança, fotografia, teatro e desenho de humor.

O evento é realizado em três etapas. Na local, cada município escolhe seus concorrentes para disputar a regional, de onde saem representantes de 13 regiões do Estado. A fase regional para a Grande São Paulo será realizada de 27 de outubro a 11 de novembro.

Os vencedores vão para a final estadual, entre abril e maio de 2002, na qual serão premiados os três primeiros colocados. Os prêmios para os primeiros lugares variam entre R$ 1 mil e R$ 15 mil, de acordo com a categoria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;