Internacional Titulo
Yeltsin nomeia novo vice-primeiro-ministro russo
Por Do Diário do Grande ABC
31/05/1999 | 11:12
Compartilhar notícia


Um economista liberal, Viktor Khristenko, de 40 anos, foi nomeado nesta segunda-feira o primeiro vice-primeiro-ministro do governo russo, anunciou um porta-voz do Kremlin, segundo as agências de notícias russas.

Khristenko, agora o número dois do governo, ficará encarregado de coordenar todas as questoes financeiras e econômicas do governo do Serguei Stepachin, segundo fonte citada pela Interfax. Segundo a mesma fonte, trata-se de uma figura de compromisso, que tem relaçao com todos. Khristenko, vice-ministro das Finanças de 1997 a 1998, no governo de Viktor Chernomirdin, substitui Mikhail Zadornov.

Zadornov, por sua vez, foi nomeado nesta segunda emissário da Rússia ante organismos financeiros internacionais, entre os quais o FMI. Zadornov, especialista em temas financeiros, havia sido nomeado há uma semana para o cargo de Khristenko, mas, na sexta-feira passada, se viu obrigado a se demitir. Zadornov queria juntar esse cargo com o de ministro das Finanças, pretensao que foi rejeitada. O cargo acabou parando nas maos de Mikhail Kassianov (ex-adjunto de Zadornov).

Por outra parte, Andrei Chapovaliants foi confirmado em seu atual cargo de ministro da Economia. Boris Yeltsin nomeou igualmente nesta segunda Ilya Klebanov, ex-dirigente do complexo militar-industrial, no estratégico posto de vice-primeiro-ministro encarregado da indústria militar, um cargo que nao existia no governo anterior. O marechal Igor Sergueiev conserva sua pasta de ministro da Defesa.

Além dos dois primeiros vice-primeiro-ministros Aksenenko e Khristenko, o governo compreende três vice-primeiro-ministros - Vladimir Chtcherbak, Valentina Matvenko e Ilia Klebanov - e 25 ministros, segundo a Itar-Tass.

A composiçao do governo russo terminou, informou nesta segunda o primeiro-ministro Stepachin, ao final de uma reuniao com Yeltsin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;