Memória Titulo Memória
1988: 75 milhões elegem prefeitos e vereadores em 4.307 cidades brasileiras

No Grande ABC, 44 candidatos ao Executivo e 2.690 ao Legislativo disputavam 1.159.697 votos

Ademir Medici
24/05/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


ELEIÇÃO 35
Na 35ª eleição municipal da história do Grande ABC – contagem iniciada no pleito de 1892 – a região reproduzia o que ocorreu em todo o País naquele feriado da República de 15 de novembro de 1988: era a primeira vez que todos os municípios brasileiros elegeriam seus prefeitos, não importava se fossem capitais ou áreas de segurança nacional – um avanço em relação ao tempo do regime militar.

Prefeitos e vereadores voltariam a ter mandatos de quatro anos: de 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992.

Não seria aplicada a regra de eleição em dois turnos, prevista pela Constituição de 1988. Motivo: a Carta Magna ainda não havia sido promulgada.
A vitória do PT, PTB e PL na região
A derrota do PMDB
Um novo perfil político
Avanço democrático. Porém...

611 – Começamos com uma correção: o leitor João Inácio Nunes refere-se ao parágrafo 602 da edição anterior desta série, lembrando que os prefeitos eleitos em 1982 e empossados em 1983 governaram por seis anos. Assim, em 1986, os prefeitos cumpriam o quarto ano de mandato, e não dois como publicamos. Aos que arquivam a série, favor corrigir.

612 – Comentário do mesmo leitor: os prefeitos eleitos em 1976 tiveram seus mandatos prorrogados por mais dois anos, “para unificar as eleições”; os eleitos em 1982 ganharam dois anos de lambuja, “para desunificar as eleições”.

613 – Uma observação nossa: as regras dos mandatos dos prefeitos eleitos em 1976 – no caso do Grande ABC: Grillo, Tito, Raimundo, Michels, Dorival, Grecco e Aarão – foram modificadas durante o percurso governamental – a prorrogação de dois anos; já os eleitos em 1982 – Brandão, Aron, Braido, Gilson, Damo, Prisco e Willian – tomaram posse com as regras definidas: mandatos de seis anos.

614 – No Grande ABC de 1988, o pluripartidarismo virou quase um “bipartidarismo”, com a divisão dos prefeitos eleitos em duas grandes frentes: à esquerda, o PT; ao centro-direita, o PTB – sobrando uma prefeitura para o PL.

615 – O PT elegeu prefeitos em Santo André (Celso Daniel), em São Bernardo (Mauricio Soares) e Diadema (José Augusto); o PTB, em São Caetano (Luiz Tortorello), Ribeirão Pires (Luiz Carlos Grecco) e Rio Grande da Serra (Cido Franco); Mauá optou pelo PL (Amaury Fioravante).

616 – Também apresentaram candidatos, na região, partidos como o PDT, PTR, PMDB, PH, PSC, PSD, PSB, PPB e PSP. O grande derrotado foi o PMDB, na região e pelo país afora.

617 – Vencedor das eleições municipais de 1985 e das eleições gerais de 1986, em 1988 o PMDB sofreu com o desgaste do governo José Sarney. O grito “Fora, Sarney” era ouvido em toda parte, em especial ecoado pelos petistas.

618 – No Grande ABC, dos 100 vereadores que tentaram a reeleição, apenas 38 obtiveram êxito. Ramiro Meves, de São Bernardo, foi o mais votado, com 8.781 votos.

619 – Escreveu o Diário no dia das eleições de 1988, em Editorial: “PMDB, o maior partido brasileiro, corre o risco de sofrer uma das mais fragorosas derrotas eleitorais de sua existência” (Nasce hoje novo perfil político do País).

620 – Escreveu Joaquim Alessi, editor de Política do Diário: “Conquistado o avanço democrático com a manutenção do direito de voto, cabe ao eleitor, e mais do que nunca aos candidatos, contribuir para sua garantia. E o cidadão sabe disso, pois o resto é perfumaria” (Processo democrático está por um fio).

Diário há meio século...
Domingo, 23 de maio de 1971 – ano 13, edição 1543
São Caetano – Os Irmãos Gabriel, Jacob e José Zetune inauguram mais uma loja do grupo comercial 3 Irmãos, a terceira de automóveis, à Rua Manoel Coelho, 460.

Em 24 de maio de ...
1866 – Na chamada Batalha do Tuiuti, o Exército brasileiro e os batalhões de voluntários da pátria derrotam as legiões de Solano Lopes na Guerra do Paraguai.

Em São Bernardo, foi criada a Linha “Voluntários da Pátria”. Até pela posição geográfica distante – nos fundos do atual Riacho Grande – aquela linha não prosperou.

1936 – Liga Esportiva Municipal São-Bernardense (LEMS) realiza o seu primeiro torneio início de futebol.
As disputas foram no campo do Primeiro de Maio, à Rua Brás Cubas, Centro de Santo André. Seis times participaram: Cerâmica, Corinthians, Palmeiras de Santo André, Portuguesa de Santo André, Primeiro de Maio e Rhodia.

Rhodia sagrou-se campeã.

Hoje
Dia do Café
Dia do Datilógrafo
Dia da Infantaria
Dia do Telegrafista
Dia do Vestibulando

Santos do dia
Nossa Senhora Auxiliadora. Invocação mariana nascida no ano de 1571 e festa instituída em 1816, pelo papa Pio VII.
Nossa Senhora da Estrada
Vicente de Lérins

SENHORA AUXILIADORA. Em 1817, o Papa Pio VII benzeu uma tela de Santa Maria e conferiu-lhe o título de Maria Auxilium Christianorum

Municípios brasileiros
n No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Nova Odessa, que nasceu em 24 de maio de 1905 como núcleo colonial destinado à localização de imigrantes russos. Elevado a município em 1959, quando se separa de Americana.
n Nos demais Estados, celebram aniversário em 24 de maio: Águas Belas e Escada, em Pernambuco; Cambuí, Palma, Patos de Minas, Patrocínio de Muriaé e Prados, em Minas Gerais; Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul; Mauá da Serra, no Paraná; Miguel Alves, no Piauí; e Teutônia, no Rio Grande do Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;