Internacional Titulo
Israelenses celebram dia da solidariedade com colonos de Gaza
Da AFP
27/04/2005 | 09:24
Compartilhar notícia


Milhares de israelenses se encaminham, nesta quarta-feira, até as colônias da Faixa de Gaza. O objetivo é prestar solidariedade aos colonos do território que será evacuado em breve.

O dia de solidariedade foi organizado pelo Conselho de Colônias da Faixa de Gaza e com o 'lobby' dos colonos dos territórios palestinos (Yesha) sob o lema 'Estamos aqui pela eternidade'.

Os organizadores afirmam esperar a chegada de mais de 100 mil pessoas para tomar parte deste dia de solidariedade, cujas principais atividades transcorrem em Neve Dekalim, uma colônia da região de Gush Katif.

Os participantes têm a oportunidade de realizar uma visita a Gush Katif para ver as praias ou passear pelo pequeno zoológico do local.

Por volta das 12h (horário local), os visitantes participarão de uma marcha pelo centro de Neve Dekalim até a praia, onde terá lugar o principal ato de manifestação perante deputados conservadores e rabinos contrários ao plano de retirada da Faixa de Gaza do primeiro-ministro Ariel Sharon.

Autoridades criaram um importante dispositivo policial para garantir a segurança em todas as estradas que levam a Gush Katif, por onde os veículos privados não podem circular.

O plano de Sharon, que se aplicará a partir de julho, prevê que os soldados e os oito mil colonos residentes na Faixa de Gaza abandonem o território, da mesma forma que outros 300 que vivem em quatro assentamentos isolados no norte da Cisjordânia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;