Internacional Titulo
EUA estudam abandonar reconciliação com rebeldes sunitas
Por Da AFP
01/12/2006 | 11:47
Compartilhar notícia


Altos funcionários do governo dos Estados Unidos estudam a possibilidade de encerrar os esforços de reconciliação com os insurgentes sunitas como parte da revisão em curso da política do país no Iraque.

Segundo o jornal Washington Post, que cita fontes que pediram anonimato, a proposta, apresentada pelo Departamento de Estado, foi feita depois da divulgação de um relatório interno que afirma que os esforços americanos para estender a mão a dissidentes sunitas fracassaram. Tais esforços poderiam, inclusive, repercutir negativamente e ter afastado os xiitas iraquianos.

A política de Washington consistiu até agora em apoiar um Iraque unificado, com base nas três principais comunidades do país -xiitas, sunitas e curdos. Washington não contempla abandonar esta meta, mas deixaria que os iraquianos exercessem a liderança em termos de reconciliação.

O embaixador americano no Iraque, Zalmay Khalilzad, e os comandantes militares acreditam que integrar os insurgentes sunitas ao processo é fundamental para estabilizar o país.

Os sunitas, favorecidos sob o regime de Saddam Hussein e que durante séculos foram a coluna vertebral da elite e da classe média do país, constituem aproximadamente 20% da população iraquiana.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;