Economia Titulo
Fraga condiciona corte nos juros à queda na inflação
Por Do Diário OnLine
13/05/2002 | 11:17
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, afirmou nesta segunda-feira que a taxa de juros sofrerá cortes caso seja confirmada a queda na inflação. "O nível de atividade é uma variável muito importante. Se essa desaceleração, que ainda não se confirmou, se confirmar e espelhar uma taxa de inflação mais baixa, nós poderemos cortar (os juros)", admitiu. A taxa básica de juros (Selic) permanece a 18,5% há dois meses.

Fraga afirmou que o período pré-eleitoral pode reduzir um pouco os investimentos estrangeiros, mas ressaltou que as empresas interessadas nesse tipo de investimento tomam como base um horizonte de 10 anos. "Não creio que o impacto seja muito grande, a não ser que aconteça algo muito estranho", disse.

Segundo ele, os programas de governo dos pré-candidatos à Presidência não demonstram a intenção de não cumprir os compromissos internacionais ou ações que possam desestabilizar a economia interna.

Fraga cobrou ainda agilidade do Congresso na votação da proposta de emenda constitucional que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

"A sensação que se tem é que o ambiente no Congresso está muito nervoso, às vezes beirando um certo caos, e as coisas importantes das quais depende o futuro do país ficam lá aguardando e nós aqui procurando formas de cobrir isso com medidas custosas, desagradáveis", afirmou em entrevista ao programa Bom Dia Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;