Internacional Titulo
Presidentes sul-americanos assinam declaração de Guayaquil
Das Agências
27/07/2002 | 13:16
Compartilhar notícia


Os presidentes da América do Sul assinaram neste sábado a declaração de Guayaquil, que surgiu da cúpula mantida desde sexta-feira, no Equador, para impulsionar a integração da região.

Os presidentes aprovaram a declaração denominada "Consenso de Guayaquil" sobre integração, segurança e infra-estrutura para o desenvolvimento. O acordo revitaliza os esforços sul-americanos para criar um espaço comum, ao mesmo tempo que exortara o avanço em direção de um bloco da Comunidade Andina das Nações (CAN) e do Mercado Comum do Sul (Mercosul), além do Chile, Guiana e Suriname.

O conclave deu maior energia à iniciativa integracionista para a qual foi convocada a primeira edição no Brasil em 2000, projetando-se a conexão dos oceanos Pacífico e Atlântico por meio do rio Amazonas e seus afluentes.

Igualmente promoverá a constituição de mecanismos de solidariedade financeira com a democracia e a governabilidade, assim como a criação de um fundo humanitário internacional sem comprometer recursos fiscais dos países em desenvolvimento para a luta contra a pobreza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;