Internacional Titulo
Sudeste asiático propõe pacto antiterrorista aos EUA
Das Agências
26/07/2002 | 09:25
Compartilhar notícia


Altos responsáveis do sudeste asiático decidiram nesta sexta-feira apresentar uma proposta aos Estados Unidos de cooperação na luta contra o terrorismo na região onde os grupos islamistas se multiplicam.

Os responsáveis da Associação das Nações Unidas do Sudeste Asiático (Asean) se reuniram em Brunei para preparar a conferência anual de ministros da organização que será realizada na próxima semana nos Emirados Árabes Unidos.

Os participantes concordaram em emitir uma "Declaração comum Asean-EUA de cooperação para combater o terrorismo internacional", disseram os delegados.

O texto pede o reforço das operações antiterroristas no sudeste asiático, onde diversos governos enfrentam oposição violenta e onde alguns militantes vinculados à rede Al Qaeda se refugiaram depois da destruição de suas bases no Afeganistão.

Um responsável da Asean que pediu para não ser identificado precisou que o projeto de declaração seria enviado aos Estados Unidos para ser aprovado. Se for aceito, será assinado pelos ministros da Asean e pelo secretário de Estado americano, Colin Powell.

Powell é esperado em Brunei para participar em 31 de julho em uma reunião regional sobre a segurança e deve se reunir com os dez ministros das Relações Exteriores da Asean.

A partir de domingo, o chefe da diplomacia americana realiza um giro pelo sudeste asiático depois de uma etapa na Índia e outra no Paquistão. Powell deve ir a Tailância, Malásia, Singapura, Indonésia e Filipinas. A luta contra o terrorismo será um dos "temas principais" das conversações, disse o porta-voz do departamento de Estado, Richard Boucher.

Os delegados consideraram no projeto da declaração as exigências da Indonésia, o país com maior número de muçulmanos, e do Vietnã comunista. Jacarta queria insistir no papel da ONU na campanha antiterrorista. Hanoi defendia o princípio de não intervenção em seus assuntos internos.

Especialistas em questões de segurança advertiram que o sudeste asiático, onde há vários países muçulmanos, poderia se converter em uma base importante dos militantes islamitas.

Segundo documentos preparatórios, a declaração de cooperação compreende compartilhar informações militares e a instauração de políticas comuns contra grupos acusados de terrorismo, como a aplicação das resoluções da ONU que estabelecem o fim dos atos terroristas.

A Asean está integrada por Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Birmânia, Filipinas, Singapura e Vietnã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;