Internacional Titulo
Oposição à construção de muros americanos cresce no Iraque
Da AFP
25/04/2007 | 11:24
Compartilhar notícia


Os protestos contra o plano americano de erguer muros em Bagdá para conter a violência sectária ganharam força nesta quarta-feira, com uma manifestação de xiitas que se seguiu a uma outra de sunitas, e com a oposição do primeiro-ministro Nuri al-Maliki.

Al Maliki, em viagem pelos países vizinhos ao Iraque, viu em sua ausência os soldados americanos levantando uma barreira de cinco quilômetros ao redor da cidade de maioria sunita de Adhamiyah, a leste da capital.

Do Kuwait, o chefe de governo iraquiano insistiu: "Já dissemos antes de vir aqui que isso deveria ser interrompido e que tomassem outras medidas para proteger a população de Adhamiyah. Discutiremos a questão quando eu retornar a Bagdá", declarou antes de seguir para Omã.

Enquanto isso, cerca de 300 pessoas participaram de uma manifestação em Sadr City, o grande reduto xiita do leste de Bagdá, convocada pelo líder radical xiita Moqtada al-Sadr para protestar contra a instalação das barreiras e a posição do governo, considerada fraca.

"Não ao muro, não à separação confessional, não ao ocupante!", gritavam os manifestantes, acompanhados por um grande aparato de segurança.

"O governo iraquiano fracassa em tudo. É o ocupante que governa o país", disse entre os manifestantes Mohamed Abdul Basit, 22 anos.

"A posição do governo não está clara", criticou Abdel-Mahdi al-Mutairi, integrante do movimento de Moqtada al-Sadr. "Os membros do governo se vêem em meio às vontades do ocupante (americano) e as da população", acrescentou.

A manifestação foi realizada dois dias depois de outro protesto que reuniu centenas de sunitas em Adhamiyah, que denunciaram a "segregação" imposta em seu bairro pelo muro.

O chefe do grupo parlamentar de al-Sadr, Nassar al-Roubaie, afirmou que é contra os muros "em qualquer lugar do Iraque".

"Achamos que é um primeiro passo para se construir algo como o Muro de Berlim, com o objetivo de separar os irmãos do povo iraquiano", considerou.

As forças americanas e iraquianas empreenderam na semana passada uma grande operação de construção de barreiras entre e ao redor de vários bairros de Bagdá, mas segundo elas, trata-se apenas de uma medida de proteção "a curto prazo".

Em Adhamiyah, "os sunitas da parte interior do muro podem ficar seguros de que as medidas de segurança complementares impedirão bandos de xiitas extremistas de virem ao bairro", segundo o exército americano, que também considera o projeto benéfico para os xiitas, pelo maior controle sobre os enclaves sunitas.

Na cidade xiita de Najaf, o porta-voz de Moqtada al-Sadr, Ahmed Shibani, leu um comunicado do líder no qual afirma que os xiitas podem protestar "juntos" em Adhamiyah.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;