Internacional Titulo
Presidente do Afeganistão pede uma 'Jihad' contra as drogas
Por Da AFP
09/12/2004 | 13:59
Compartilhar notícia


O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, inaugurou nesta quinta-feira uma conferência nacional sobre a luta contra as drogas e pediu aos afegãos que defendam sua "honra" e travem uma "guerra santa" contra os entorpecentes.

"Assim como lançamos a Jihad (guerra santa) contra a invasão soviética (1979-89), agora temos de empreender uma guerra santa contra os entorpecentes", declarou Hamid Karzai ante cinco mil pessoas reunidas no Salão de Cerimônias do palácio presidencial de Cabul.

Karzai inaugurou esta "loya jirga" (grande conselho) de dois dias sobre a droga com um discurso apaixonado, destinado a mobilizar governadores, chefes de polícia e líderes tribais provenientes de todo o país.

A plantação da papoula no Afeganistão nutriu em 2004 87% do mercado mundial de heroína. O Afeganistão, classificado de "narcoeconomia" pelas Nações Unidas, obtém 60% de seu produto interno bruto deste comércio, ou seja, 2,8 bilhões de dólares anuais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;