Memória Titulo
Rita, os prefeitos de São Bernardo e um livro de memórias

No mês em que completará 80 anos de idade (28 de julho), Rita Ângela Zincaglia, a secretária eterna de São Bernardo, está na ordem do dia. Nesta

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


No mês em que completará 80 anos de idade (28 de julho), Rita Ângela Zincaglia, a secretária eterna de São Bernardo, está na ordem do dia. Nesta semana gravou um quadro para a TV dos Trabalhadores, falando de todos os prefeitos da sua cidade, de Wallace Simonsen a Luiz Marinho.

Boas lembranças e particularidades de cada um. Também gravou um longo depoimento para o Serviço de Memória local, destacando passos da sua vida que se confundem com a formação da cidade.

Mais ainda: Rita Zincaglia escreve um livro de memórias, com revelações surpreendentes e registros que só aquela que foi a primeira ministra de São Bernardo poderia ter - ela foi secretária do todo poderoso prefeito Lauro Gomes e ocupou altos cargos em outras administrações públicas. Aguardem, pois, as suas revelações.

E este 2 de julho é uma data muito especial para os Zincaglia. Por dois motivos.
Em 2 de julho de 1888 nascia Vincenzo Zincaglia (mais conhecido como Vicente Americano), pai da Rita. Italiano, emigrou para a América, parando nos Estados Unidos. Lá constitui família e vem a São Bernardo de encontro aos familiares que aqui já residiam.
Em 2 de julho de 1938 Lúcia Urbani Zincaglia e os filhos Bruno, Tereza e Rita deixavam Chicago para se reencontrarem com Vicente Zincaglia, o marido e pai.

Era um outro tempo e uma outra cidade, que Rita Zincaglia, a primeira secretária trilíngue do Grande ABC, descreve muito bem.


DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 2 de Julho de 1980

Manchete - Papa é ovacionado em Minas e no Rio

Editorial - Carinho a João Paulo II traduz esperança

Comportamento - Construção de motel na Avenida Pereira Barreto, às margens do Córrego Taioca, gera protesto.

São Bernardo - Prefeito Tito Costa impede despejo de favelados no Jardim Farina.
Ribeirão Pires - Cidade em festa com a abertura hoje dos Jogos Regionais.

Cinema/análise (Heitor Capuzzo) - O musical americano e nosso cinema em crise.

Polícia - Assaltada empresa de ônibus na Vila Linda.

Primeiro plano (Eduardo Camargo) - Política salarial não será alterada.


EM 2 DE JULHO DE...

1840 - Inaugurado o hospital da Santa Casa de Misericórdia no Rio de Janeiro.

1957 - Criada a Scania do Brasil. O primeiro caminhão brasileiro da marca é montado pela Vemag. O primeiro motor brasileiro fica pronto em 1959. Em 1960 a empresa sueca assume a total responsabilidade das atividades no Brasil. E em 1962 inaugura sua fábrica em São Bernardo.

Nascem em 2 de julho:

1918 - João Batista Donadelli. Natural de Orlândia (SP). Sócio nº 462 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Atlantis residente na Avenida Barão de Mauá.

1926 - Júlio Augusto. Natural de Ribeirão Pires. Sócio nº 1172 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente de fabricação da fábrica de formicida residente em Ribeirão Pires.

Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC

HOJE - Dia do Bombeiro e Dia do Hospital.

FALECIMENTOS

FRANCISCA NÉRI
(Palmeiras, BA, 10-4-1911 - Santo André 6-6-2010)

Uma mulher determinada e forte. Assim era Francisca Néri. Casada, três filhas, separada, ela deixa a Bahia em direção a São Paulo com a única preocupação de criar as filhas e dar a cada uma saúde, educação e o que mais fosse possível.

Chega a Cubatão em 1951. E vai trabalhar nos armazéns do Porto de Santos, escolhendo café. Num segundo momento, trabalha de doméstica em casas de famílias. Depois, há
mais de 40 anos, muda-se para Ribeirão Pires, sua terra por adoção.

"Ela era agitadíssima, não levava desaforo para casa, amava os netos, bisnetos e tataranetos", conta a filha caçula, Elenice Néri.

Francisca Néri era também muito religiosa, evangélica da Igreja Batista de Ribeirão Pires. Residia no bairro Santa Luzia e partiu aos 99 anos. Havia perdido a filha mais velha, Elza. Deixa as outras duas filhas, Valdete e Elenice, 19 netos e 34 bisnetos e 14 tataranetos.

SANTO ANDRÉ

Falecidos na primeira quinzena de junho de 2010
Arnaldo Álvaro Padovani, 91 anos
José Antonio Santana, 90 anos
Jordina Cardoso de Almeida, 90 anos
Ernesto Donini, 90 anos
Efigênia Martins Pinto, 90 anos
Petronilha Magrini, 89 anos
Izilda Suave Bortoleto, 89 anos
Isaulina Araújo, 89 anos
Benedito Sebastião da Silva, 89 anos
Aldo Pepolini, 89 anos

SÃO CAETANO

Cemitério da Cerâmica
Dolores Avalo, 101 anos. Ontem.
Ida Conceição Gomes, 90 anos. Dia 30.
Luigi Bruno, 86 anos. Dia 29.
Orderige Zorzin, 72 anos. Dia 29.
Maria Martins Simão, 71 anos. Dia 30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;