Nacional Titulo
Oito crianças xavante estão internadas em Mato Grosso
Por Do Diário OnLine
Com Agências
03/08/2004 | 12:18
Compartilhar notícia


Subiu para oito o número de crianças xavante internadas com desnutrição e pneumonia no acampamento da BR-158, em Mato Grosso. As crianças, todas entre um e dois anos de idade, estão internadas em hospitais de Ribeirão Cascalheira e Água Boa.

Outras três crianças indígenas morreram na semana passada com o mesmo problema. Os índios estão sendo acompanhados por dois enfermeiros da Fundação Nacional de Saúde e cinco funcionários da Funais (Fundação Nacional do Índio).

Assim que as crianças forem liberadas pelos hospitais, vivas ou mortas, os 480 índios xavante prometem invadir a reserva de Marãwatsedé, destinada a eles por um decreto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

De acordo com o representante da Funai no local, Edson Beiriz, citado pela Agência Brasil, a situação é tensa pois a área está ocupada por posseiros, fazendeiros de soja e madeireiras clandestinas. "Estou aguardando ajuda da Polícia Federal e do Ministério Público e uma audiência do juiz da 5ª Vara Federal de Cuiabá, José Pires, que ainda não se pronunciou sobre a retirada dos invasores da área" afirmou Edson Beiriz.

Os xavante estão acampados há nove meses esperando pelo cumprimento do decreto presidencial. A área já foi demarcada, homologada e registrada em cartório.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;