Cultura & Lazer Titulo
Beleza, amores e controvérsias marcam a novela 'Viver a Vida'
Por Sara Saar
Especial para o Diário
14/09/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


Depois de popularizar os costumes de uma cultura milenar com o folhetim Caminho das Índias, a Rede Globo aposta na complexidade da alma feminina por meio de personagens que acreditam na superação, seja qual for o sofrimento. Escrita por Manoel Carlos, a novela Viver a Vida estreia hoje, às 20h50, após o Jornal Nacional.

Uma mulher enérgica e contraditória, que invariavelmente recebe o nome de Helena, é constante nas tramas assinadas por Maneco. Atrizes como Lilian Lemmertz, em Baila Comigo (1981), e Maitê Proença, em Felicidade (1991), já interpretaram a célebre personagem. Desta vez, o papel cabe a Taís Araújo.

Dona de beleza internacional, Taís vive uma Helena bem mais jovem. Perto dos 30 anos, a morena é uma top model que está no auge da fama. Criada em Búzios, balneário do Rio de Janeiro, ela se mudou ainda adolescente para a capital, onde começou a carreira fashion.

A passarela levou a jovem para diversos países e trouxe estabilidade financeira à família. É justamente em Búzios que Helena se depara com o homem por quem se apaixona.

Ela volta à cidade para participar de um desfile quando encontra Marcos (José Mayer), recém-divorciado de Tereza (Lilia Cabral). Sem ter conhecimento de que o empresário é pai de Luciana (Alinne Moraes), uma modelo iniciante que inveja a top de renome internacional, fica encantada com o jeito atencioso do conhecido.

Esse romance lhe proporciona a felicidade desejada, mas à custa de muita luta. Helena terá de conviver com a resistência da enteada à relação, além de superar os preconceitos por namorar um homem bem mais velho.

O rancor de Tereza é ainda maior por ter largado as passarelas para se casar com Marcos e ver o ex-marido com uma modelo bem-sucedida, 20 anos mais nova.

ALÉM DAS FRONTEIRAS
Os amigos Bruno (Thiago Lacerda) e Felipe (Rodrigo Hilbert) levam uma vida de aventuras: percorrem o mundo, desenvolvem trabalhos temporários e são adeptos de esportes radicais. O lema é ser livre para desfrutar de todos os prazeres que a vida possa oferecer.

Bruno aproveita a viagem ao Oriente Médio e chama Felipe para acompanhá-lo até à Jordânia. Lá, ocasionalmente, a dupla conhece as modelos Luciana e Helena, que participam de um desfile.

Ao sofrer acidente na volta dessa viagem, Luciana transforma a vida de vários personagens. Com belo futuro, a jovem começa a não enxergar horizonte algum.
Para Manoel Carlos, ela será o exemplo máximo da superação apresentada no folhetim. Recomeça a vida depois de passar por momentos de angústia e absoluta falta de esperança.

Quem é quem

Marcos (José Mayer) - Empresário no ramo de turismo, possui talento para lidar com a mulherada. Passa por conflitos de separação dolorosa e libertária com Tereza (Lilia Cabral). Conhece Helena e tenta conquistá-la a todo custo.

Tereza (Lilia Cabral) - Recém-divorciada, não se acostumou com a ideia de se afastar de Marcos. Mas tenta dar continuidade à vida com humor e otimismo. Possui três filhas com quem mantém excelente relação.

Luciana (Alinne Moraes) - Mimada pelos pais, sonha com o glamour do mundo da moda. É muito confiante e aproveita todas oportunidades para ver a carreira decolar.

Osmar (Marcelo Valle) - Produtor que organiza os desfiles, tem bastante experiência no universo da moda. Sempre precisa apartar a guerra de vaidades entre as modelos Helena e Luciana.

Jorge (Mateus Solano) - Arquiteto, é um rapaz sério que namora Luciana. Mas os dois possuem temperamentos completamente diferentes. Ele, por exemplo, não gosta de badalações.

Miguel (Mateus Solano) - Residente de Medicina, Miguel deseja ser neurocirurgião. Não perde oportunidade de fazer brincadeiras, seja com quem for. Se preocupa com a namorada Renata (Bárbara Paz), que abusa do álcool.

Malu Trindade (Camila Morgado) - Jornalista especializada em economia, dedica quase todo o tempo às atividades profissionais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;