De olho no transito Titulo
Cometa não respeita usuário

Desde criança sempre viajei pelo Cometão. Eram os carros mais belos da estrada!

Cristina Baddini
02/07/2010 | 00:00
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Desde criança sempre viajei pelo Cometão. Eram os carros mais belos da estrada! Como sinto saudade do dinossauro flecha azul! Fico emocionada ao lembrar que viajava para São Paulo num desses maravilhosos ônibus, sentada nos assentos do fundo do ônibus só para ouvir o barulho das turbinas do motor de 500 cavalos. Dava gosto ver sua chegada triunfal à rodoviária. E as carrocerias Dinossauro? Dinossauro é aquele modelo inspirado nos ônibus norte-americanos dos anos 1960/1970 - cinza prata (quase alumínio), com faixas em azul claro e amarelo. Recentemente, a pintura do Dinossauro mudou para o novo padrão da empresa, um azul mais escuro.

A história da Viação Cometa começa em 1937. O aviador italiano Comendador Tito Mascioli decidiu morar no Brasil e após alguns anos, começou a operar a Viação Cometa S.A., com a logomarca de um Cometa em forma de estrela cadente. Eu sempre preferi a Cometa, pois os ‘dinossauros e flechas azuis', além de confortáveis eram muito mais rápidos, confiáveis e seguros.

Na quinta-feira precisei viajar de Santo André para Sorocaba. Cheguei cedo à rodoviária e sentei para tomar um café às 17h30. Às 18h20, levantei-me e fui em direção à plataforma. Todos embarcados, muitas mulheres e crianças e, para minha surpresa, o ônibus não ia embora. Todos os passageiros embarcados esperando por mais de uma hora. A alegação era que problemas de trânsito impediam que o grupo vindo de São Bernardo se unisse a nós. Reclamei com o funcionário que estava ali para soltar a viagem e ele argumentou: "O ônibus só sai quando a linha de São Bernardo chegar. A culpa é do trânsito".

Como assim? E o horário do bilhete, não vale? Pensei que o Cometa fosse pontual? Comprei uma passagem para sair de Santo André às 18h40, mas o rapaz do guichê não me informou que este ônibus teria que esperar um outro que viria de São Bernardo. Saímos somente às 20h10 da rodoviária de Santo André não antes de muito protesto e reclamação. O funcionário ainda me disse que na próxima vez embarcasse em São Paulo e que todo dia é assim em Santo André. Infelizmente os telefones de reclamação da empresa não atendiam e os da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) estavam errados nos adesivos colocados atrás do assento do motorista.

Ainda assim, fazendo uso de celular e via serviço de informações, conseguimos os telefones corretos da responsável pela fiscalização do serviço e registramos a irregularidade. Até hoje não recebi o protocolo da reclamação pela internet, conforme o acertado. A lamentar também o fato de que as informações corretas que deviam estar afixadas no interior do ônibus, não estavam lá. Pensei em reclamar junto à Ouvidoria da Cometa e descobri com certa indignação que a Viação Cometa também não tem Ouvidoria. Finalmente os responsáveis pela liberação da linha, ao verem a indignação dos passageiros, autorizaram a viagem sem escalas e ainda assim chegamos às 22h em Sorocaba.

Já vi empresas menores valorizarem seus clientes muito mais que Viação Cometa, tão cheia de tradição!

Decepciona constatar que atualmente ela não passa de mais uma prestadora de serviço que não está se colocando ao cliente. Cadê o Flexa Azul, rei das estradas, que dominou todos os sonhos daqueles apaixonados por viagens?

Não destruam a imagem de uma empresa que mudou o conceito de transporte no Brasil! Não, um símbolo do transporte brasileiro não pode ser destruído e o Grande ABC não merece um serviço de transporte público com esse nível de qualidade!

Cristina Baddini é especialista em trânsito. Mande sugestões para o e-mail cristinabaddini@dgabc.com.br e visite o blog: olhonotransito.blogspot.com




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