Internacional Titulo
EUA classificam Jemaah Islamiyah como organização terrorista
Da AFP
23/10/2002 | 11:17
Compartilhar notícia


O grupo islamita indonésio Jemaah Islamiyah, rede regional ligada à Al Qaeda, foi oficialmente designada nesta quarta-feira como "organização terrorista internacional", por parte do departamento de Estado dos Estados Unidos.

Esta classificação implica a ativação de sanções econômicas e restrições de movimento para os membros do grupo e foi anunciada mediante um breve comunicado firmado pelo secretário de Estado Colin Powell no Diário Oficial do governo americano.

A Jemaah Islamiyah (JI) foi acusada esta terça-feira pela polícia da Indonésia como responsável do atentado de Bali que deixou cerca de 190 mortos em 12 de outubro passado. Seu chefe operacional, Hambali, é descrito como Bin Laden do sudeste asiático.

Francis Taylor, coordenador da luta contra o terrorismo no departamento de Estado, tem previsto anunciar a decisão de Washington no transcurso do dia.

A classificação "organização terrorista" se aplica agora a 34 grupos e organizações. Também prevê um cessar total das atividades financeiras assim como a entrega de vistos a membros desses grupos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;