Esportes Titulo Não deu
Ituano põe água no chope e fica com título do Troféu do Interior

Time de Itu conta com erro do árbitro
e segura 1 a 1 diante do Santo André

Anderson Fattori
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
29/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A festa estava preparada para mais um título do Santo André, desta vez do Troféu do Interior. Sistema de iluminação foi reinaugurado com êxito, 6.467 pessoas encararam a noite fria de ontem no Bruno Daniel, mas faltou combinar com o Ituano e contar com a colaboração do árbitro Salim Fende Chaves, que não assinalou pênalti claro nos instantes finais da partida. O empate por 1 a 1 favoreceu o time de Itu, que havia vencido o primeiro duelo, semana passada, por 1 a 0.

O clima favorável empurrou o Santo André, mas desde o início era nítida a dificuldade de superar o eficiente sistema de marcação do Ituano. Mesmo alternando jogadas pelo meio e pelas beiradas, foram raras as vezes em que o Ramalhão levou algum perigo ao gol adversário.

Para piorar, aos 44, após falta cobrada pelo lado direito, o zagueiro Naylhor, de cabeça, testou e abriu o placar para o Ituano.
Percebendo o problema, o técnico Sérgio Soares mudou o time na etapa final, sacou Cicinho, deslocou Dudu Vieira para a lateral direita e colocou o atacante David Ribeiro. A mudança surtiu efeito rápido e deu mais movimentação ofensiva ao Santo André, já que eram dois meias e três atacantes.

Demorou apenas seis minutos para David Ribeiro ser lançado, ganhar do zagueiro e concluir com precisão, no canto: 1 a 1. Foi o primeiro gol como profissional do atacante, revelado no clube e negociado com São Paulo (leia mais ao lado).
O empate mudou o clima da partida e mandou o Santo André para frente. Foram boas chances criadas para empatar. Na melhor delas, a zaga cortou errado e Fábio foi buscar no ângulo.

O goleiro Roberto sentiu lesão muscular e acabou substituído por Diego. Diogo Orlando também entrou na vaga de Guilherme Garré.
Nos instantes finais, por pouco o Santo André não virou e levou a decisão aos pênaltis. Diogo Borges ganhou disputa pelo alto e a zaga do Ituano parou a bola com a mão. Pênalti claro, não marcado, que acabou com as esperanças do Ramalhão de ter uma noite perfeita.
Ao fim, o técnico do Ituano, Roque Júnior, foi para cima de Sérgio Soares e os dois treinadores quase chegaram às vias de fato (leia mais na página 3).

David Ribeiro vai para o São Paulo e outros jogadores também saem

O jogo de ontem, no Bruno Daniel, foi de despedidas. O último do Santo André na temporada 2017, já que o clube não vai disputar a Copa Paulista no segundo semestre. Significou o adeus de jogadores que estão negociados com outros clubes, casos de Serginho, Henan e Dudu Viera, que vão para o Figueirense, além de Sérgio Soares, que vai treinar o Goiás.

Quem também está de saída é o atacante David Ribeiro, autor do gol de ontem. Promessa das categorias de base, o atleta, 20 anos, foi emprestado até dezembro ao São Paulo, que tem prioridade na compra de 50% dos direitos federativos. Os valores, no entanto, não foram revelados pelos clubes.

“Trabalho bastante, espero chegar lá e fazer grande temporada. Tinham outros times interessados, mas a diretoria acertou com o São Paulo e fiquei feliz”, comentou David.

Outro que se despediu do Santo André ontem foi o diretor de futebol Sérgio do Prado. Sem calendário para o segundo semestre, ele acabou ficando sem função.

Volante Renato chora perda do título

O clima no vestiário do Santo André, evidentemente, não era dos melhores. Um dos jogadores que mais sentiram a perda do título para o Ituano foi o volante Renato. O jogador deixou o gramado chorando.

“Queria muito essa conquista. Tinha ganhado dois títulos pelo Palmeiras B, mas era a primeira vez atuando, sendo titular mesmo. Por isso queria muito, mas, infelizmente, futebol é assim. Tinha falado com os jogadores. Esse grupo é bom, merecia muito, mas não deu”, lamentou o volante, que tem contrato com o Palmeiras até o fim de 2019 e pode seguir os passos do técnico Sérgio Soares e reforçar o Goiás na Série B do Brasileiro.

Sobre o jogo, Renato lamentou o resultado do primeiro duelo, que, para ele, foi decisivo. “Infelizmente, em Itu, sofremos o gol quando estávamos melhores na partida, com a bola nos nossos pés e isso pesou. Aqui tomamos um gol de jogada que já sabíamos que era forte deles e ficou complicado de tirar a diferença”, acrescentou.

O técnico Sérgio Soares gostou da atuação da equipe, mas também lamentou muito ter perdido o título. “Para mim, jogamos melhor que o Ituano nas duas partidas, mas acabamos tomando os gols e isso dificultou bastante”, avaliou ele. “Queria muito o título, há quanto tempo o Bruno Daniel não recebia um público como esse, mas, infelizmente, não conseguimos”, acrescentou.

O treinador disse que termina o trabalho no Santo André com sensação de dever cumprido. “Nossa meta era manter o Ramalhão na Série A-1 do Campeonato Paulista, conseguimos. E o Troféu do Interior seria um plus. Mas saio satisfeito com o trabalho que conseguimos realizar”, finalizou.

Gélido Brunão recebe grande festa

Seis anos depois as luzes do Bruno Daniel se acenderam para um jogo do Santo André. E a torcida comprou a briga do time pelo título do Interior. Foram 6.467 presentes ao estádio ontem, apesar da gélida noite. Além da renda de R$ 45.840, o duelo reverteu toneladas de alimentos (números não divulgados) para o banco da cidade.

O cerimonial da Federação Paulista, acompanhado pelo Hino Nacional, deu início oficial à decisão. Mas muita gente que deixou para chegar em cima da hora perdeu os minutos iniciais do confronto. Passados 15 do primeiro tempo, ainda havia bastante torcedor do lado de fora do Brunão. Já os uniformizados do Ituano só adentraram à praça esportiva aos 35.

Durante o intervalo, a torcida foi entretida pelo trio de integrantes do programa de rádio Estádio 97 Mano, Alê Oliveira e Rudy Landucci.
O Bruno Daniel também serviu de palco para aparição de vários políticos, entre eles o prefeito Paulo Serra (PSDB), vereadores e secretários.

Ao fim, os cerca de 80 torcedores de Itu celebraram o título do Galo. Já os jogadores festejaram em campo e depois devoraram 20 pizzas no vestiário.

Roque Júnior se exalta no fim, xinga Sérgio Soares e tem de ser contido

O árbitro encerrou a partida e quando os olhos estavam voltados à comemoração dos jogadores do Ituano, o técnico Roque Júnior partiu para cima do treinador andreense Sérgio Soares e teve de ser contido.

“O Roque se equivocou, acho que se empolgou demais. Num lance do jogo a bola não havia saído e eu disse a ele ‘deixa o árbitro apitar’. Ele se sentiu ofendido porque falei isso. No fim, conquistou o título, veio comemorar na minha direção, me xingando. Daí fica complicado”, explicou Soares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;