Política Titulo
Urna eletrônica pode ser fraudada, diz ONU
Do Diário OnLine
05/05/2002 | 18:29
Compartilhar notícia


As urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão sujeitas a fraude, segundo o consultor para assuntos eleitorais da Organização das Nações Unidas (ONU) Evandro Oliveira. Segundo Oliveira, que participou neste sábado do Fórum Internacional Software Livre, em Porto Alegre, há a possibilidade de fraudes ‘de ponta a ponta’ no sistema eleitoral brasileiro.

O consultor disse que uma das fraudes mais simples pode ocorrer no cadastramento eleitoral. Ele citou como exemplo um eleitor que está em Porto Alegre e, sem saber, pode ter seu nome usado em um voto no Norte do país.

Oliveira afirmou que já alertou o TSE e fez recomendações. De acordo com ele, algumas delas não foram aceitas. "Temos um problema sério: nosso processo está todo informatizado. Se o voto sai impresso é possível fazer comparações. Se não, isso não ocorre", disse.

Além disso, segundo ele, o candidato não tem o direito de recontagem de voto, o que deveria ser uma garantia. O consultor lembrou que dos mais de 50 países que conheceram o sistema, apenas um o adotou, o Paraguai.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;