Política Titulo
Presidente do Legislativo, Rubão espera aval da Justiça para instalar CPI da Saúde

Comissão foi criada no ano passado para avaliar contratos com FUABC e Santa Casa

Por Felipe Siqueira
Especial para o Diário
31/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara de Ribeirão Pires, Rubão Fernandes (PSD), afirmou ao Diário que assim que for liberada pela Justiça, a CPI da Saúde deve ser aberta na Casa.

Rubão informou ainda que o Ministério Público local avalia a viabilidade do processo e que, nos bastidores, tem conversado com vereadores sobre o caso.

Desde o ano passado, este assunto vem causando polêmica no município. A questão se iniciou por volta de junho de 2016, quando o então presidente da Casa, Zé Nelson (PMDB) – pertencente à base do ex-prefeito Saulo Benevides – se recusou a abrir investigação que pretendia apurar os contratos da Prefeitura com a Santa Casa da cidade e FUABC (Fundação do ABC), além de verificar se havia irregularidades nas quantidades de médicos e medicamentos em Ribeirão Pires.

À época, o episódio foi levado à Justiça, por meio de grupo de quatro vereadores. Mandado de segurança foi expedido para forçar abertura do processo. A juíza da 3ª Vara Cível de Ribeirão Pires, Isabel Cardoso Cunha Lopes Enei, concedeu essa liminar e determinou que a CPI fosse instaurada. Ainda assim, Zé Nelson não pautava as sessões parlamentares com esse assunto, e, mesmo com a possibilidade de ser preso por descumprir ordem judicial, o ex-presidente da Câmara não cedeu. Até que, em agosto, o desembargador de Justiça Kléber Leyser Aquino cassou a liminar que exigia a abertura do inquérito, e, assim, tirou a obrigatoriedade de início da CPI.

Prometido para começar pós-eleições de 2016, o caso ficou para 2017.

FÁBRICA DE SAL

Projeto controverso do ex-prefeito Saulo Benevides, a construção de um shopping center no local onde se encontra a Fábrica de Sal, monumento histórico da cidade, está cancelado.

Rubão afirmou que não existe a menor possibilidade de este projeto seguir adiante. (O máximo que pode acontecer é) A Fábrica de Sal ser restaurada”, disse o chefe do Legislativo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;