Internacional Titulo
Chineses são evacuados antes da passagem do tufão Aere
Da AFP
25/08/2004 | 11:01
Compartilhar notícia


Quase meio milhão de pessoas foram evacuadas no leste da China, que se prepara para a chegada do tufão Aere na noite desta quarta-feira, depois que o ciclone destruiu regiões de Taiwan e do Japão.

O Aere deixou 17 mortos e desaparecidos no norte de Taiwan e no extremo sul do Japão em dois dias.

Outro tufão ainda mais potente, o Chaba, causou enormes destruições nas ilhas Marianas, no Pacífico Norte, com pelo menos duas mortes e um desaparecido. Nas Filipinas, chuvas torrenciais provocadas pelos dois tufões deixaram um balanço de oito mortos.

Na China, 218 mil pessoas foram evacuadas e 10 mil barcos receberam a ordem de entrar no porto da província costeira de Fujian, segundo o Departamento de Controle das Inundações.

Fujian pode se tornar o principal ponto de contato do tufão, mas a província vizinha de Zhejiang também pode ser atingida e, por isso, 249 mil pessoas foram evacuadas das áreas de risco, informou a agência oficial Nova China.

O tufão Aere, que passou por Taiwan na última terça-feira, é esperado à noite no continente, mais de uma semana depois da passagem do tufão Rananim pelas costas de Zhejiang, matando pelo menos 164 pessoas.

O primeiro-ministro taiwanês, Yu Shyi-kun, que era esperado nesta quarta-feira no aeroporto de Taipé, teve que mudar sua rota para Okinawa (sul) por causa do mau tempo, segundo a China Airlines, companhia aérea taiwanesa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;