Economia Titulo
Cavallo volta a culpar Brasil pela crise argentina
Das Agências
27/12/2001 | 09:51
Compartilhar notícia


O ex-ministro da Economia Domingo Cavallo voltou a culpar o Brasil pela crise na Argentina, afirmando que "a desvalorização do real foi trágica" para a economia do país. Em entrevista concedida na noite desta quarta-feira ao canal de televisão argentino TN, Cavallo também defendeu a adoção para o Brasil das mesmas tarifas aplicadas contra "terceiros países, até que a Argentina tenha uma moeda única que possa ser utilizada no comércio bilateral. A Argentina tem o direito de pedir ao Brasil a adoção de um sistema de salvaguardas no comércio bilateral".

Sobre a sua responsabilidade pela atual crise econômica, Cavallo disse que "todos os governos (recentes) fracassaram. O importante é não fracassarmos de agora em diante". "Não devemos olhar para trás, isto é para os historiadores. O importante é não haver desvalorização para que o povo, os bancos e as empresas não percam".

Cavallo também foi pouco severo com o Fundo Monetário Internacional, atribuindo parte da culpa pela crise ao FMI e parte "aos erros que a Argentina cometeu em sua história". O ex-ministro lembrou que "os organismos internacionais de crédito reconheceram que a Argentina merece apoio para financiar seus programas sociais".

Cavallo culpou ainda a coalizão UCR-Frepaso pela crise que levou à renúncia do presidente Fernando De la Rúa, afirmando que a Aliança governista "não lhe deu o apoio necessário".

"De la Rúa perdeu o apoio essencial de que precisava. Quando tive que tomar decisões difíceis, fui confrontado, o que minou a possibilidade de De la Rúa terminar seu mandato".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;