Cultura & Lazer Titulo
‘Casa do Vaticano’ se supera
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
12/04/2004 | 18:10
Compartilhar notícia


Além de referência quando o assunto é publicação voltada à área de fotografia, a revista Casa do Vaticano demonstra com sofisticação crescente as infinitas capacidades dos recursos gráficos. O produto editorial da Gráficos Burti é assim desde a primeira edição, lançada em outubro de 2000. Sem desmerecer a beleza dos números anteriores, o oitavo foi ainda mais longe.

Ele tem lançamento para convidados nesta terça, às 20h, na Cinemateca Brasileira (Tel.: 5084-2177.), em São Paulo. A partir desta quarta, estará à venda na Pinacoteca do Estado (Tel.: 229-9844), a R$ 50, com verba revertida para o museu.

Concebida por Luiz Nogueira, diretor de criação da agência de publicidade McCann-Erickson, a publicação aborda desta vez o tema Companheiros. Tendo em vista a temática, Nogueira convidou outros profissionais da área para trabalhar com ele.

Não é uma revista tradicional, a começar pelo design: ela tem dois miolos de páginas, como se fossem duas revistas.

Um miolo se abre para a esquerda e o outro, para a direita, apresentando assim pares de imagens, cenas que dialogam.

Em uma das associações mais óbvias, em um par de imagens figura de um lado um cachorro sobre um viaduto. Na outra cena, o dono dele, um catador de papelão. O cão olha para trás, em direção ao dono, e o espera, como um bom amigo.

Outra característica da revista é o uso de recursos de textura: além de ser uma publicação para ser vista, é para ser tocada, sentida.

Em outro par de imagens, na cena da esquerda figuram dois homossexuais masculinos com feições afeminadas. No lado direito, a página tem textura de emplastro e a inscrição: “Emplastra o homem e liberta a mulher”.

Outro exemplo bem-humorado é o das páginas espelhadas que mostram um grupo de presidiários, à direita, mirando seus espelhinhos para observar a página central de uma revista masculina do solidário colega encarcerado na cela à esquerda (veja reprodução acima).

O design inovador, o apelo tátil e a interatividade fazem da nova Casa do Vaticano não só uma bela revista, mas também um objeto de arte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;