Cultura & Lazer Titulo
Amantes da ficção científica fazem evento beneficente
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
24/02/2002 | 19:13
Compartilhar notícia


O ABC Fiction realizou, no sábado à tarde, sua quinta edição em Santo André para cerca de 80 pessoas. O evento reúne interessados em ficção científica e em seriados de TV do gênero, principalmente de Jornada nas Estrelas. O público é atraído pelas exibições de episódios e pelas conversas sobre as possibilidades futuras nos campos da tecnologia e das relações humanas.

Os organizadores – membros do grupo Zona Neutra (www.grupozonaneutra.hpg.com.br) – recolhem alimentos dos participantes para doá-los a uma entidade assistencial da região. A edição de sábado arrecadou 143 quilos, que foram entregues ao Educandário Simão Pedro, de Santo André. A instituição cuida de 84 crianças carentes.

Além de cumprir a ação solidária, o ABC Fiction agradou aos freqüentadores, alguns vestidos com uniformes dos personagens de Star Trek e camisetas alusivas a seriados. As pessoas gostam de ficção e falam a respeito de naves e seus capitães, mas também se interessam muito em saber o que pode se tornar realidade.

“Gosto de imaginar como será o futuro da tecnologia e como será a relação entre os países. Acredito que as nações se darão bem, não amanhã nem daqui a 50 anos, mas um dia será possível”, diz o analista de sistemas Emílio Francesquini, 20 anos, de São Paulo.

Um passo para isso está em andamento. Foi exibido um documentário sobre a Estação Espacial Internacional, que está sendo construída na órbita da Terra e tem participação de diversas nações, entre elas Brasil, Estados Unidos e um grupo de países europeus. Em seguida, uma palestra sobre o assunto abordou seu funcionamento.

O interesse por séries de ficção existe há algumas décadas e quem as acompanha faz tempo sabe que pode indicá-las aos filhos. A arquiteta Déborah Gonçalves, 38 anos, de São Paulo, tem como preferência o seriado Arquivo X e no ABC Fiction levou o filho, o sobrinho e um amigo deles, com idades entre 8 e 12 anos. “Eles adoram e eu acho que desperta a curiosidade para as várias possibilidades de pesquisas”, afirma.

O estudante David Carrasco Guerreiro, 14, de Ribeirão Pires, não foi ao evento acompanhado da mãe, mas com ela aprendeu a gostar de ficção científica. “Hoje, comento mais com o meu irmão”, diz. David é fã de Jornada nas Estrelas.

O próximo ABC Fiction em Santo André será em 18 de maio. Mas, antes, os fãs terão a oportunidade de receber o consultor norte-americano da série Star Trek, Richard Arnold, no Anhembi, em São Paulo, no dia 9 do mês que vem. Organizado pelo fã-clube Frota Estelar, o evento terá ingressos a R$ 25. Os fãs tentam também trazer ao Brasil o ator Walter Koenig (o Chekov da série clássica) em junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;