Cultura & Lazer Titulo Estreia
Nerds e super-heróis

Nova animação dos estúdios Disney, ‘Operação
Big Hero’ mescla ação, aventura, comédia e emoção

Caroline Ropero
25/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Primeira animação em parceria da Marvel com a Disney, Operação Big Hero chega hoje aos cinemas. Depois do sucesso de Frozen – Uma Aventura Congelante (2013), a Disney pretende conquistar adultos e crianças com o universo dos quadrinhos.

O longa é inspirado na HQ Big Hero 6 e traz às telas grupo de super-heróis nerds, um garoto prodígio e um robô inflável gigante programado para ajudar pessoas. O público irá conferir na telona mistura equilibrada de aventura, comédia e emoção. Também conta com ensinamentos sobre amizade, relacionamentos, família e força de vontade.

“Nós queríamos que fosse engraçado e com ação, porque os fãs da Marvel, como eu, gostam disso. Mas também tinha de ter essa profundidade de emoção, que vem de uma história de perda”, disse o diretor Don Hall, em entrevista ao Diário durante sua passagem pelo Brasil. “O filme tem toda ação que você veria em um filme da Marvel e todo o humor de um filme da Disney”, completa.

A história se passa em São Fransokyo – que, segundo os diretores, é a mistura de São Francisco e Tóquio, com a ideia de misturar a realidade oriental do mangá e norte-americana – e narra a aventura vivida por Hiro. O menino de 14 anos entende tudo de robótica e decide usar seus conhecimentos para enfrentar um vilão mascarado.

A ideia é transformar o robô inflável criado pelo irmão mais velho em um super-herói. Ele também conta com a ajuda dos universitários nerds, que aplicam seus conhecimentos em ciência e tecnologia para criar superpoderes.

O personagem mais cativante e que envolve as cenas mais engraçadas é o robô inflável Baymax, feito de vinil e programado para ser um agente de Saúde. Enquanto ajuda Hiro a sair da depressão, o grandalhão se envolve em divertidas aventuras.

O longa conta também com a participação discreta de Stan Lee (escritor responsável por criar figuras como Homem-Aranha, Thor e os X-Men), que aparece em um quadro na casa do divertido Fred. “Eu cresci fã da Marvel e encontrar esse homem foi uma alegria enorme. Ele é um jovem de 91 anos”, afirmou o diretor.

Assim como nas histórias de Lee, os heróis de Operação Big Hero são muito parecidos com pessoas do mundo real. Ao invés de criarem poderes como que por mágica, eles usam o conhecimento e estudo para derrotar vilões e salvar pessoas.

Don Hall contou que a preparação para dirigir a animação começou na infância. “Comecei a ler quadrinhos na década de 1970 e nunca parei. Isso é o que eu amava e por isso comecei a trabalhar com desenhos. Quando apareceu a oportunidade de fazer uma animação baseada em uma história da Marvel, foi realmente um sonho para mim.”

O filme já estreou nos Estados Unidos e arrecadou mais de US$ 56 milhões em vendas de ingressos. Na versão nacional, Marcos Mion deu voz ao Fred, que é apaixonado por quadrinhos; a vlogueira Kéfera Buchmann interpretou a durona Gogo; o ator Robson Nunes ficou com o herói obcecado por organização Wasabi; a atriz Fiorella Mattheis emprestou a voz para a simpática Honey Lemon.

A nova produção da Disney tende a conquistar adultos e crianças que gostam de uma história divertida e emocionante. A dica é continuar na sala do cinema até o fim dos créditos para assistir a uma cena extra – no estilo dos filmes da Marvel. Fãs de HQ vão curtir a surpresa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;