Internacional Titulo
Paquistão fornece arsenal nuclear a Coréia do Norte, diz jornal
Do Diário OnLine
18/10/2002 | 10:46
Compartilhar notícia


Especialistas norte-americanos revelaram que o Paquistão foi o principal fornecedor do arsenal para o eventual desenvolvimento de armas nucleares por parte da Coréia do Norte, segundo a versão on-line do jornal The New York Times.

Em um acordo em 1980, o governo paquistanês teria dado à Coréia do Norte centrífugas de gás para o enriquecimento do urânio, que é um combustível de bombas atômicas. Por sua vez, Pyongyang teria fornecido mísseis ao Paquistão, para uma possível guerra com a Índia, na Caxemira, a região de fronteira disputada pelos dois países.

Na quarta-feira, os Estados Unidos disseram que a Coréia do Norte teria admitido ter um programa de armas nucleares. O possível projeto contraria um acordo entre os dois países, de 1994.

Segundo o jornal norte-americano, um funcionário da embaixada paquistanesa em Washington teria desmentido a informação da relação do Paquistão e da Coréia do Norte no desenvolvimento de armamento nuclear.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;