Política Titulo Em São Caetano
PSB 'esquece' integrante do 1º escalão de Auricchio
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
18/11/2010 | 07:27
Compartilhar notícia


Apesar de reivindicar mais espaço dentro da administração do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), a bancada do PSB ‘esqueceu' de mencionar que duas secretarias são comandadas por integrantes da executiva municipal da sigla.

Além de Geová Maria de Faria, que ocupa a Pasta de Serviços Urbanos, Marcelo Ferreira de Souza, de Mobilidade Urbana, passou despercebido pelos vereadores ao reivindicarem poder na Prefeitura. A legenda ainda possui cargos de assessores diretos em outros níveis do governo, como Desenvolvimento Econômico, Esportes e gabinete.

O vereador Maurício Fernandes (PSB) fez o mea-culpa, só que não deixou de sustentar o requerimento proposto ao Executivo. "Foi falha minha. Esqueci mesmo da existência de outro nome do partido no 1º escalação de Auricchio de acrescentar o Marcelo, que inclusive faz parte da executiva do partido e está à frente de uma secretaria bastante importante. Mas mesmo assim queremos conversar, discutir espaço para negociação política. Por quantas secretarias são compostas o Executivo? Em torno de 19 Pastas, além de outros setores, então, pleiteamos apenas mais força ao partido."

Nos corredores do Legislativo, dirigentes de siglas e até mesmo parlamentares da base aliada afirmam que o prefeito não costuma ser flexível quanto a abrir a administração e ouvir as suas demandas. Contudo, além do PSB, Osvaldo Ceoldo, do PV de Mauá, integra a Pasta de Meio Ambiente, Moacyr Rodrigues e Tite Campanella, do DEM, ocupam a Secretaria de Segurança Pública e Governo, respectivamente, e Luiz Antônio Cicaroni, do PP, a chefia de gabinete do Paço.

Tite Campanella, por sua vez, viu com normalidade a reclamação do PSB, que coloca como justificativa para o "pedido" o fato de compor a segunda maior bancada da Câmara. "Não vejo nem como pressão. É briga por mais espaço, uma aspiração legítima, normal no processo político. Essa é a área de trabalho na qual eles buscam maior participação, acontece em todas as esferas de governo. Isso é bom no que tange o fortalecimento da legenda", esclareceu.

Campanella acredita que o episódio nem de perto irá abalar a relação de Auricchio com o Legislativo. "O prefeito não trabalha sob essa condição nem faz cotas para partidos, ele escolhe o titular pela participação política com capacidade técnica. Inclusive não vejo, pelo menos a curto prazo, a possibilidade de alteração de nenhum nome do secretariado, já que promovemos balanço periódico da administração e estamos contentes com o resultado que se reflete na cidade."

Procurados, os dois componentes do primeiro escalão filiados ao PSB não quiseram polemizar com os parlamentares e preferiram se esquivar de comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;