Esportes Titulo Série B
Artilharia e jejum em jogo na Capital pela Série B

Atacante Eduardo é aposta do Azulão para superar Portuguesa de Héverton, nesta sexta à noite, no Canindé

Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
30/07/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A briga pela artilharia da Série B do Brasileiro e o jejum de vitórias do São Caetano sobre a Portuguesa, que já dura quatro anos e meio, são os principais ingrediente do clássico de hoje, às 21h, no Canindé. O pega vale vaga no G-4. O Azulão é o quinto colocado na classificação com 18 pontos e a Lusa está em sexto, com 17.

As equipes sãos as que mais fizeram gols na competição - a Portuguesa 21 e o São Caetano 20 - e têm seus atacantes no Olimpo. Héverton é o artilheiro do torneio com oito gols, dois a mais que Eduardo, uma das apostas da equipe do Grande ABC para a temporada.

Curiosamente, o atacante Christian, ex-Lusa, foi anunciado como reforço do Azulão na semana passada, mas ainda recupera a forma física e não encara a equipe de Oswaldo Alvarez, o Vadão.

Detalhe: Vadão comandou o São Caetano no segundo semestre de 2008 e nas primeiras rodadas do Paulistão de 2009 e conhece bem o time do técnico Sérgio Guedes.

Embora não marque gols desde o empate com o Brasiliense (1 a 1), na sétima rodada, no dia 4 de junho, antes da parada para a Copa da África do Sul, Eduardo garante não estar preocupado com a briga pela artilharia da Série B.

"Será um bom jogo, por causa do estilo ofensivo das equipes. No entanto, independentemente de quem faça os gols, o que importa são os três pontos para nos mantermos próximos aos líderes", disse Eduardo.

O atacante também garantiu que o Azulão não ficará na defensiva por jogar fora de casa. "Sabemos da qualidade do time deles, mas vamos manter nosso estilo ofensivo. Não vamos ficar atrás nos defendendo."

O São Caetano venceu a Lusa pela última vez no Paulistão de 2006 - 1 a 0, gol de Marabá. Ou seja, depois que caiu para a Série B do Brasileiro nunca mais saiu de campo com os três pontos.

De lá para cá, nos sete jogos disputados, a Lusa venceu quatro e ocorreram três empates. Em 2006, as equipes só se enfrentaram no Paulista porque a Lusa disputou a Série B do Brasileiro. Aquele foi o último ano do Azulão na Série A. No seguinte, os times não se cruzaram no Paulistão. A equipe da Capital disputou a A-2. Em 2008, também não se confrontaram no Nacional porque o clube do Grande ABC já estava na Segundona.

"Não me apego a isso (jejum de vitórias do São Caetano). Se fosse o contrário, também poderíamos achar que ganharíamos fácil por conta do retrospecto favorável", argumentou Sérgio Guedes.

O treinador espera um confronto equilibrado, porém aberto. "Os dois times são ofensivos. Deve ser um bom jogo, mas precisamos atuar com inteligência, marcar bem para não sermos envolvidos", resumiu. O zagueiro Anderson Marques volta ao time após cumprir suspensão diante do ASA.

Duelo marca reencontro de ex-renegados do Corinthians
O duelo entre as equipes marca alguns reencontros. Um deles entre ex-corintianos: Everton Ribeiro com a camisa do São Caetano e Héverton com as cores da Lusa. O outro é do técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, com o ex-time. Ele comandou o Azulão no segundo semestre de 2008, na Série B, e até a 13ª rodada do Paulistão do ano seguinte, após derrota para o Corinthians, por 2 a 1, no Estádio do Pacaembu.

Everton Ribeiro e Héverton atuaram juntos no Timão em 2007. Pouco aproveitados, deixaram o clube. Éverton se lembra que teve de acrescentar o Ribeiro nas escalações por causa da confusão com os homônimos. É que além da dupla, na época o Corinthians também contava com o atacante Everton Santos.

O meia-atacante do São Caetano diz não sentir mágoa por não ter sido aproveitado no Corinthians na campanha do acesso do time na Série B, em 2008, a exemplo do jogador da Lusa. "Eram outros tempos. Agora eu e ele (Héverton) buscamos nossos espaços, cada um em sua equipe", comentou.

Vadão, que trouxe o zagueiro Marcelo Batatais para o Azulão no início do ano passado, foi o responsável por colocar Everton Ribeiro para atuar em sua posição de origem, na meia. Até então, o jogador vinha jogando na lateral-esquerda.

O jogo também marca o reencontro do lateral-esquerdo Bruno Recife com a ex-equipe. Ele chegou por empréstimo em 2009 e, no início desde ano, foi trocado por Ademir Sopa.

Recuperado de lesão, Dodô deve estrear na Portuguesa
Principal contratação da Lusa para a Série B do Brasileiro, o atacante Dodô pode estrear hoje diante do São Caetano. O chegou ao clube em meados de junho, mas ainda não atuou porque se recuperava de lesão muscular na coxa direita.

"Estou feliz com a chance de poder jogar contra o São Caetano. É uma estreia com três rodadas de atraso, mas espero que dê tudo certo", disse.

A Lusa lançou promoção para o jogo, na qual mulheres e crianças até 12 anos com a camisa do time não pagam ingresso.

O atacante Zé Carlos, 27 anos, que defendeu a equipe na Série B do Brasileiro em 2009, deve ser apresentado segunda-feira. Ele estava no Gamba Osaka, do Japão.

O clube obteve vitória ontem no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Conseguiu reduzir multa de R$ 10 mil para R$ 100. O time foi punido juntamente com a Ponte Preta por conta de confusão generalizada em partida da Copa do Brasil. O meia Celsinho, da Lusa, recebeu vermelho por chutar a bola em Vicente. Em seguida, Preto Costa e André Rocha trocaram pontapés.

Os dois times foram punidos com base no artigo 257 (rixa) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Os jogadores pegaram um jogo de suspensão. (Das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;