Diarinho Titulo Respeito
Tudo tem limite até na Internet
Marcela Munhoz
Bruna Gonçalves
29/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Tem gente que não pode ver um site de relacionamento, como Orkut, Facebook e Twitter, que já sai ‘postando' até o que comeu no café da manhã (com direito a foto e tudo). Querer se mostrar para os amigos é natural, acaba sendo um jeito de pertencer a um grupo e se sentir querido, mas é bom tomar certos cuidados.

"Da mesma forma que, na vida, a gente aprende o que pode falar ou não para quem não conhece, tem de agir assim também em sites de relacionamentos. Afinal nem todo mundo que está lá tem a mesma intenção", explica Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisa em Informática da PUC. O Brasil é o país com o maior número de internautas usando esses sites da rede social, segundo a empresa de pesquisa Nielsen.

Mais do que exposição desnecessária, confiar demais em sites de relacionamento pode dar brecha para algo muito pior. Mais de 90% dos crimes cibernéticos (como pedofilia, cyberbulling etc) e até crimes reais são arquitetados nesses sites, de acordo com a ONG SaferNet Brasil. "A sociedade vive um momento de exibicionismo exacerbado. As pessoas divulgam a vida cotidiana com muita facilidade na internet. É importante ter cuidado com os dados pessoais", afirma o advogado da ONG Thiago Vieira.

O recado é claro: nada de colocar informações muito pessoais. Além do mais, o que interessa para os outros saber detalhes da sua vida? Use e abuse da tecnologia para reencontrar velhos amigos, paquerar, trocar informações, fazer amizades, mas preste atenção para não cair nas armadilhas da rede.

 

Seis razões para ficar de olho

Privacidade é essencial - É exatamente para tentar preservar a privacidade dos usuários que o Orkut criou a ferramenta para bloquear fotos e mensagens para quem não é amigo. Só os seus contatos podem ver o que você posta. Também evite colocar endereço, telefone e participar de comunidades do bairro e da escola. Tudo para não ser identificada facilmente.

Foto pode virar dor de cabeça - Tem gente que tem mania de fotografar tudo. Sai com a máquina para todo lugar e não perde a oportunidade de registrar os melhores momentos. Legal, mas não precisa postar todas nos álbuns dos sites de relacionamento, principalmente Orkut e Facebook. Tem gente má intencionada que faz montagens bem desagradáveis com elas. Evite expor muito o corpo também, não pega bem. Quem está vendo a foto não sabe do contexto em que ela foi registrada.

Cuidado com o que escreve - Twitt enviado é twitt lido. Tome muito cuidado com o que escreve, principalmente no Twitter, onde tudo é visto rapidinho por dezenas de pessoas ao mesmo tempo. Pense bem antes de escrever qualquer coisa, para sua vida não virar um livro aberto. É preciso ter limites, porque você não tem ideia de onde essa mensagem pode chegar.

Não acredite em tudo - Já ouviu falar em fake? São os tais perfis falsos. Hoje os sites de relacionamento não têm controle sobre quem se cadastra. Não dá para saber se o perfil é falso ou foi criado por outra pessoa. No Twitter, foram colocados vários fakes de famosos. Por isso, é importante ter na sua lista de amigos quem você conhece de verdade.

Queima o filme - Os sites de relacionamento tanto servem para promover, como para acabar com alguém. A própria pessoa pode queimar o filme com fotos, mensagens (preste atenção nos erros de português, por favor) e, principalmente, com as comunidades que escolhe participar no Orkut. Não entre em comunidades relacionadas a assuntos polêmicos, que possam estar ligados a preconceito e violência. Além disso, na hora de arrumar um emprego muitas empresas visitam o perfil dos candidatos e observam tudo. Por isso não pega bem ter uma comunidade ‘odeio acordar cedo' ou ‘odeio segunda-feira.'

Vicia sim! - Passar horas na net pode ser legal, mas é preciso ficar alerta para não ultrapassar o limite. Abrir mão de sair com os amigos de verdade ou fazer outra coisa de que gosta para ficar na frente do computador é sinal de que isso não é normal.

Ninguém escapa

Não satisfeitos com a exposição que já passam por causa da profissão, muitos famosos ainda aderem aos sites de relacionamento. Alguns surpreendem com seu modo de agir, como o jornalista William Bonner, que mostrou o lado comédia e conquistou mais fãs.

Outros causam polêmicas, como a cantora Miley Cyrus, que deixou o Twitter a pedido do namorado. Em seguida, a garota declarou: "Quero que o Twitter seja banido do Universo". Disse ainda que o microblog é perigoso porque pode viciar e favorece a invasão de privacidade.

Sasha, filha da Xuxa, também passou por poucas e boas. A menina foi criticada por ter escrito ‘sena' em vez de ‘cena'. Xuxa comprou a briga e justificou dizendo que a filha tinha sido alfabetizada em inglês. Uma coisa é certa: ninguém obriga ninguém a fazer parte de sites de relacionamento.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;