Economia Titulo
Emprego na construção bate recorde
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
15/04/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


O aquecimento do setor imobiliário, puxado pelas facilidades de crédito, levou o nível de emprego na construção civil a bater recorde neste ano. No Grande ABC, o número de vagas com carteira assinada disparou 16,65% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2007.

 O desempenho das sete cidades superior ao registrado no País: 15,8%. Já a Capital paulista teve um crescimento de 25%. O bom resultado da região é resultado de uma grande oferta de áreas e mercado para construção, o que atraiu investimentos de grandes construtoras de outras partes do País para a Região Metropolitana.

 O levantamento, feito pelo Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e pela FGV Projetos, também aponta que nos dois primeiros meses do ano houve um crescimento de 4,87% na geração de vagas em comparação a dezembro de 2007 no Grande ABC. No primeiro bimestre, foram 1.283 novas vagas.

 Assim, a região ultrapassou mais uma vez a média nacional, cuja alta foi de 4,1% na mesma comparação. O resultado do Grande ABC também ficou muito próximo do índice registrado no Estado de São Paulo, de 5%, e na Capital, de 5,1%.

 Segundo a diretora da regional da SindusCon-SP, Rosana Carnevalli, entre janeiro e fevereiro houve uma alta de 2,97% no número de vagas criadas, o que corresponde a 797 postos. A razão para esse impulso é que em 2007 a região foi cenário de muitos lançamentos imobiliários e agora muito desses empreendimentos começam a ser construídos.

 “No segundo semestre o índice de vagas criadas tende a aumentar consideravelmente, já que os imóveis estão deixando as maquetes e começaram, de forma mais efetiva, a serem construídos. Até agora a maior parte deles ainda estão na fase de estruturação.” 

ESTADO

 De acordo com o estudo do Sinduscon-SP, no Estado de São Paulo foram feitas 25,7 mil contratações durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano, o que forma um estoque de 541,8 mil trabalhadores formais na construção civil paulista.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;