Política Titulo
Mauá deixa terceirizados sem os salários
Por Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
03/01/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Funcionários terceirizados da Secretaria de Saúde de Mauá começaram o ano com os bolsos vazios. Apesar de constar em contrato, a Prefeitura não realizou o pagamento no último dia útil do mês, que foi na sexta-feira. Somente amanhã, segundo o governo, os cerca de 950 contratados verão o dinheiro.

A administração mantém desde junho convênio com a ONG Sorrindo para a Vida para gerenciar o setor. Por mês, a Prefeitura repassa R$ 3,3 milhões ao Instituto, que faz o pagamento aos funcionários. Mas o cheque para a entidade foi assinado somente ontem pelo prefeito Leonel Damo (PV).

A secretária de Saúde, Sandra Regina Vieira (PV), culpa o feriado prolongado pelo atraso no pagamento. “A nota fiscal da ONG foi entregue somente no dia 26 à tarde, já que voltamos do Natal às 13h. Então tive de atestar e encaminhar para a contabilidade no dia 27. Aí ficou em cima da hora para fazer o pagamento na sexta-feira. Por conta disso, o cheque só foi liberado ontem”, explicou.

A Prefeitura de Mauá decretou ponto facultativo no dia 31 e o expediente só foi retomado ontem, às 13h.

Sandra lamentou o fato de os trabalhadores terem começado o ano sem os salários, mas disse que, na sexta-feira à tarde, os contratados foram avisados de que começariam 2008 sem seus salários. “Claro que ficamos chateados por essa situação, mas pedimos que os encarregados avisassem os funcionários da demora.”

Contratados ouvidos pelo Diário, que pediram para não serem identificados, negam que tenham sido avisados. “A secretária veio na sexta-feira nos desejar Feliz Ano-Novo, mas não falou nada que a gente ia ficar sem o salário. Para mim, isso é falta de respeito”, disse um agente comunitário.

SEM ANTECIPAÇÃO

Sandra explicou que, por conta da lei, não poderia ter antecipado o pagamento à entidade. “Até pensamos em pagar antes, mas como a nota fiscal não tinha sido emitida, não dava para fazer isso.” A cobrança é feita dos dias 25 a 25 de cada mês.

A secretária disse que dos 950 funcionários, 300 foram registrados em carteira e já passam a receber os benefícios trabalhistas a partir deste mês. “Esses também receberão até amanhã (hoje), disse Sandra.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;