Política Titulo Santo André
Estado analisa terceirizar Poupatempo em Sto.André
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
18/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Caso o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), demore para assinar doação de área para implantação do Poupatempo de serviços na cidade, o secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia (PPS), responsável pela liberação, estuda terceirizar a construção do equipamento. Há programação de mudanças no gerenciamento do setor na semana que vem, o que alteraria os atuais planos com o Paço. A nova direção deve estabelecer prazo máximo para apresentação do terreno.

A parceria do Estado com a iniciativa privada ficaria independente de ações da Prefeitura. A princípio, contudo, o Palácio dos Bandeirantes aguardaria decisão em curto prazo da administração local. Se não houver o acordo em até três meses, Zaia prevê alternativas para agilizar o processo de implementação do programa, parado desde 2009.

A modificação do plano daria lugar ao Poupatempo nos mesmos moldes da unidade lançada recentemente em Suzano, onde o posto foi instalado nas dependências de um shopping, que fechou parceria com o Estado. Com o acerto, o espaço passou a ser parte integrante do local, dando acesso ao centro de compras.

O deputado estadual Alex Manente (PPS) marcará agenda entre Grana e Zaia para tratar do Poupatempo, ainda sob articulação do Paço. Após diálogo com o correligionário, o parlamentar confirmou o projeto, caso não sejam encontradas áreas adequadas. "Vamos esperar o prazo, só que, de fato, serão colocadas alternativas se não existir avanço (doação de terreno), que não dependerão da Prefeitura", disse o deputado, ao frisar que Alckmin deliberou que as obras não ultrapassem 2013. "Deste ano não passa."

O ex-prefeito Aidan Ravin (PTB, 2009-2012) concluiu o mandato de quatro anos sem alcançar progresso para execução do Poupatempo, embora tenha certa proximidade com o governador. O petebista depositou R$ 8,3 milhões para compra do terreno da Rhodia, porém, apenas às vésperas do segundo turno da eleição, conseguiu autorização para liberar a área, que estava sob risco de contaminação. Apesar disso, não enviou projeto de lei à Câmara para oficializar a doação do local.

Há oito dias, Grana determinou que técnicos do Paço elaborassem estudo para averiguar outras possíveis áreas para receber o equipamento, sem descartar o terreno da Rhodia. Por outro lado, não divulgou se existe tempo previsto para encerrar o levantamento de viabilidade econômica e logística. O petista afirmou, no entanto, que a parceria está entre as prioridades iniciais do governo.

 

OUTRAS REUNIÕES

Depois de encontro com o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), Grana terá reunião na terça-feira com os secretários estaduais Edson Aparecido (PSDB, Casa Civil) e Silvio Torres (PSDB, Habitação), na sede do Palácio. "Fiz conversa preliminar com os secretários. A intenção é acelerar o Poupatempo e o Polo Tecnológico, em que já se perdeu muito tempo, além de ações (antienchente) na Avenida dos Estados", alegou Morando. "É compromisso do Estado."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;