Setecidades Titulo Bom Prato
Almoço de Ano-Novo beneficia 1.000 pessoas
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
29/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O tradicional almoço festivo de Ano-Novo servido pelo Bom Prato atraiu ontem cerca de 1.000 pessoas até a única unidade do programa no Grande ABC, localizada em Santo André.

Por apenas R$ 1, foi possível se deliciar com o prato francês que dá nome a animação da Disney, Ratatouille (feito à base de legumes como abobrinha, cebola, pimentão), além de chester ao molho de laranja, arroz, feijão, salada de alface com cebola, suco de jabuticaba e manga como sobremesa.

De segunda a sexta-feira, a unidade administrada pelo Estado serve 1.500 pessoas entre 10h e 14h30, além de 100 refeições no café da manhã, entre 7h30 e 8h30, a R$ 0,50. Nesta época do ano, o movimento é menor, explica a nutricionista Luciana de Oliveira. "Muita gente viaja. Na véspera de Natal servimos 1.089 pratos", compara.

A maior parte dos clientes é formada por idosos e moradores de rua. Muitos deles vêm de outras cidades, como é o caso do analista de sistemas aposentado Vandir Andriani, 71 anos. O morador de São Bernardo é obrigado a se dirigir ao município vizinho três vezes por semana, já que não há restaurante popular por lá. "A população de São Bernardo precisa tanto ou mais que a das outras cidades da região que já oferecem o serviço", opina.

O cardápio diversificado e a possibilidade de fazer amizades atraem a operadora de máquinas aposentada Cecília Dezanette, 67, diariamente ao local. "Venho de manhã para o café, no almoço e, se tivesse jantar, viria também", comenta a moradora do Parque João Ramalho, que vive sozinha.

A frequentadora antiga do Bom Prato revela ainda que conheceu seu atual namorado no local, há três anos. "A gente se encontra aqui todos os dias."

Além de 12 funcionários, o Bom Prato andreense conta com outros 12 voluntários que auxiliam no atendimento a pessoas com deficiência, idosos com dificuldade e na limpeza do salão e mesas. Um deles é a diarista Maria de Luz Gomes, 62, que auxilia na limpeza e na cozinha duas vezes por semana. "Adoro esse lugar. A gente faz amizade e se distrai."

A unidade andreense completou 10 anos e cerca de quatro milhões de refeições servidas em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;