Política Titulo São Caetano
Avança escolha para Educação e Saúde

Daniel Contro e Sallum Kalil Neto são os preferidos de Pinheiro para as áreas

Gustavo Pinchiaro
do Diário do Grande ABC
24/11/2012 | 00:25
Compartilhar notícia


A discussão para escolha dos futuros comandantes das Pastas de Educação e Saúde no governo do prefeito eleito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), está bem encaminhada. O professor Daniel Contro e Sallum Kalil Neto despontam como preferidos.

De acordo com a filha de Pinheiro, que será sua assessora especial, Gica, o nome de Contro está sendo discutido pelo grupo e é visto como alguém capaz de executar promessas de campanha. O prefeito eleito prometeu valorização dos profissionais da rede pública e bolsas de 100% na USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Contro e Pinheiro estreitaram relacionamento durante a segunda gestão do prefeito Luiz Tortorello (morto em 2004), quando ele comandou a então Diretoria de Educação, de 1993 a 1996. Além disso, o cotado é proprietário da escola particular Tijucussu Pueri Domus. "Apesar de ser da iniciativa privada, ele tem profundo conhecimento da área."

No caso da Saúde, Gica condicionou a escolha de Kalil à hipótese de ele aceitar o desafio. "A Saúde é a Pasta mais problemática da cidade, está sofrendo com falta de abastecimento. Tem também a questão do Hospital da Mulher, que foi inaugurado, mas não tem nada dentro. Não é questão de a gente querer, tem que ver se ele vai aceitar."

Kalil transitou por diversas áreas nos últimos 30 anos de administrações petebistas na cidade. Apesar de Pinheiro afirmar que terá secretários técnicos, a escolha para a Pasta é avaliada por outra óptica. "A Saúde precisa de gestão. Se ele aceitar, vai se cercar de técnicos para resolver problemas a médio e longo prazos."

Para o comando da Fazenda, é discutido o nome de Eduardo Cerqueira Leite (PMDB), filho do ex-prefeito Raimundo da Cunha Leite. "Ele é um quadro antigo do PMDB e foi um dos primeiros a abraçar a candidatura do meu pai. Ele é funcionário de carreira da Receita Federal e tem conhecimento de causa. Seria uma escolha técnica e não política", pontuou Gica.

Elza Martinez, irmã do vereador eleito Eder Xavier (PCdoB), é uma opção para assumir a Secretaria de Obras. "Ela é uma arquiteta da cidade. Já alcançou todos os objetivos na carreira e tem um planejamento para a cidade. Poderia ser um bom nome."

Jarbas Zuri, da executiva estadual do PMDB, pode compor o primeiro escalão caso não seja escalado no time do prefeito eleito da Capital, Fernando Haddad (PT). O peemedebista é cotado para assumir Planejamento. "Ele veio indicado pelo (vice-presidente da República) Michel Temer para nos dar tranquilidade no PMDB e realmente deu."

Ontem o Diário revelou a escolha de Fernando Scarmelloti para Comunicação e Coronel Quesada para Segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;