Política Titulo
Alex se mexe pela chefia da Câmara de São Caetano

Deputado selou voto único do PPS e tem conversado com vereadores

Por Gustavo Pinchiaro
do Diário do Grande ABC
06/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O deputado estadual Alex Manente (PPS) movimenta grupo político em São Caetano e mira influenciar a eleição da presidência da Câmara. O parlamentar reuniu os dois vereadores correligionários ontem - Marcel Munhoz e Carlos Humberto Seraphim - para unificar o voto no próximo mandatário do Legislativo.

Alex se encontrou com o vereador Jorge Salgado (PTB), candidato à presidência de consenso em seu partido e que desponta como favorito na disputa. Eleito como o parlamentar mais votado, o tucano Beto Vidoski também tem data marcada na agenda para discutir política local com o popular-socialista. No retrospecto na cidade, o deputado firmou parcerias com o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) e foi o mais votado no município em 2010, quando garantiu reeleição e reestruturou seu partido com auxílio do petebista.

Essa movimentação apimentou a discussão nos bastidores. Único parlamentar eleito eplo PT, Pio Mielo acusou Alex de agir a mando de Auricchio. "Como um prefeito derrotado (não conseguiu eleger Regina Maura Zetone como sua sucessora) pede para outro derrotado (Alex ficou em segundo lugar na disputa pelo Paço de São Bernardo) intervir na disputa? Talvez ele queira construir uma candidatura com o selo do ex-prefeito", reclamou.

O petista se mostrou favorável ao nome de Salgado, mas, com o encontro, já faz ressalvas. "(Voto nele) Desde que ele mantenha essa postura independente." Semana passada, o petebista adotou discurso ácido em relação a Auricchio e ganhou pontos com o PT e o PMDB do prefeito eleito, Paulo Pinheiro.

O popular-socialista negou que esteja interferindo na disputa. "Jamais faria. O prefeito nunca me pediu nada. Ele (Pio) precisa se informar e ver o que já fizemos pela cidade. Está fazendo críticas pelo PT de São Bernardo. Ele precisa mostrar serviço."

Sobre a unificação do voto no PPS, Alex disse que não vai dar sugestões, porém, a sigla terá sintonia na postura.

Sobre o encontro de Alex e Salgado, ambos negam que a presidência do Legislativo foi discutida. "Eu, como vice-presidente do Conselho Regional da Apae, conversei com eles para que mande emendas (do Orçamento estadual) para nossa instituição, principalmente em São Bernardo", contou o petebista.

Vidoski, que se encontra com o deputado nesta semana, disse ter intenção em ser presidente, mas não vislumbra o cargo como meta prioritária. O tucano apoiou Alex em 2010. "Não acredito que seja do perfil dele (intervenção na eleição do Legislativo). Ele é meu parceiro e estaremos juntos", analisou Vidoski. "O primeiro suplente do PSDB me ajudou na minha campanha", justificou Alex sobre a futura reunião.

A briga pela presidência da Câmara não tem movimentado o prefeito eleito, Paulo Pinheiro. A princípio, o parlamentar eleito José Roberto Xavier (PMDB) era cotado como candidato do governo. Mas, após o nome de Salgado se destacar, os futuros governistas recuaram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;