Política Titulo Coordenação
Edson Salvo fará transição de Aidan com Grana
Por Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
01/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


O secretário de Planejamento e Orçamento da Prefeitura de Santo André, Edson Salvo Melo, foi nomeado ontem pelo chefe do Executivo, Aidan Ravin (PTB), para abrir as portas do Paço e integrar a transição de governo com a equipe do prefeito eleito Carlos Grana (PT). Com status de braço-direito do petebista, derrotado nas urnas, Salvo receberá a partir da próxima semana a coordenação do grupo petista, liderada por Luiz Turco, presidente municipal do PT.

O primeiro contato foi firmado ontem por Turco e o secretário adjunto de Planejamento, José Antônio Acemel, o Espanhol. A conversa preliminar entre as equipes ficou para segunda-feira ou, em caso de problema de agenda, para o dia seguinte. A coordenação do bloco petista prevê diagnóstico de cada departamento para nortear as ações iniciais do futuro governo, fazendo organograma da composição sobre as contas, projetos e programas em andamento.

Turco sustentou que a transição começa a todo vapor a partir do contato inicial. "Percebemos disposição em colaborar com a nossa comissão", disse. Grana evitou falar em eventual auditoria nos contratos da administração. Para o deputado, não dá para propor algo sem que seja detectada a necessidade de intervenção. "Esse assunto não está pautado. Queremos concentrar esforços na análise do processo."

Salvo argumentou que o governo se coloca à disposição para fazer a transição de forma completa e democrática. Segundo o secretário, não existirá qualquer tipo de impasse por parte da administração, passando o "acesso aos dados dentro do que for possível" para haver continuidade da máquina pública. "A orientação é realizar o processo da mesma forma que o (ex-prefeito) João Avamileno (PT) fez (em 2008), com tranquilidade e sendo generoso em apresentar as informações."

Com a saída de Nilson Bonome (PMDB) do governo, o braço-direito de Aidan se tornou Salvo. Ele adiantou que o processo não será tumultuado e acrescentou que "não há muitos contratos para firmar até o fim do exercício". "O PT tem conhecimento da máquina, é rotina que conhecem bem. Colocaremos a par dos processos, especialmente aqueles que extrapolam 2013. Sem muita novidade", disse, salientando que a queda da estimativa orçamentária de R$ 2,7 bilhões para R$ 2,4 bilhões é em razão da variação de recursos externos. "A verba própria está praticamente inalterada, até porque não houve aumento de impostos."

Agradecimento - Grana retomou ontem as atividades na Assembleia Legislativa, onde continuará o mandato de deputado estadual até dezembro, antes de assumir o cargo de prefeito. O petista fez reunião com a bancada do partido e participará da sessão de terça-feira. No fim da tarde, subiu em caminhão de som e manteve o ato de agradecimento aos 204,5 mil votos obtidos no segundo turno, o que lhe rendeu a vitória sobre Aidan, que angariou 174 mil sufrágios. O trajeto se deu pela Vila Luzita, região onde o PT teve superioridade eleitoral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;