Setecidades Titulo Religião
Fiéis homenageiam dia
da Padroeira na região

Missas de Nossa Senhora Aparecida atraíram milhares de
pessoas; 10 mil fiéis foram em cavalgada em São Caetano

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
13/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A fé em Nossa Senhora Aparecida tomou conta das ruas do Grande ABC durante todo o dia de ontem. O chuvisco e o tempo frio não impediram que milhares de fiéis das sete cidades acompanhassem as homenagens à santa, que é a Padroeira do Brasil. A emoção foi o sentimento predominante, seja para pedidos ou agradecimentos.

O evento que atraiu a maior quantidade de pessoas foi a cavalgada do Centro até a paróquia do bairro Barcelona, em São Caetano. O percurso, de cerca de sete quilômetros, foi realizado pela décima vez. A atividade teve início às 10h e, segundo a organização, 10 mil pessoas acompanharam o trajeto, seja a cavalo, a pé ou em motos. A tradicional cerimônia atraiu gente de longe, como a comitiva de 30 pessoas vinda de Telêmaco Borba, no Paraná. "A fé nos moveu até aqui. Vale a pena a viagem longa para agradecer a nossa Padroeira", afirma o contador Frank Peres, 25 anos. De São Caetano, o grupo seguiu para Aparecida, no Interior.

Já em São Bernardo, cerca de 2.000 religiosos acompanharam procissão e missa campal em frente ao santuário que homenageia a santa, no bairro Paulicéia. O ritual foi celebrado pelo bispo diocesano dom Nelson Westrupp, e encerrado com a famosa chuva de pétalas, que são jogadas de helicóptero. Histórias comoventes aproximaram os fiéis. Caso da dona de casa Nizu Guedes da Silva, 44. O neto dela, o garoto Yudi, que fará 6 anos no dia 31, tem câncer no cérebro. Já fez duas cirurgias e passa pelos tratamentos de quimioterapia e radioterapia. "Venho aqui todos os sábados colocar o nome dele para oração. Tenho fé que Deus irá curá-lo."

Já a dona de casa Norma da Silva, 63, é devota da Padroeira desde os 8, quando caiu em poço artesiano. "Minha mãe estava grávida de oito meses, pulou para me salvar, e rezou para Nossa Senhora pedindo para morrer caso eu morresse também. No fim, conseguiu me salvar e o bebê nasceu saudável", comemora.

Na paróquia de Santo André que leva o nome da santa, foi realizada procissão no início da manhã com cerca de 2.000 pessoas, segundo a organização. À tarde, foi celebrada a missa aos doentes, além da cerimônia sertaneja que contou com a presença dos Violeiros de Aparecidinha. "Para o povo brasileiro, ela é a mãe que reúne os filhos, a referência maternal. É o ponto de união, por isso o grande carinho que temos com Nossa Senhora Aparecida", garante o frei Itacir Gasperin.

Também foram celebradas missas especiais em Diadema, Mauá e outros bairros de São Bernardo.

Santuário do interior recebe 146 mil católicos

Cerca de 146 mil fiéis passaram até a tarde de ontem pelo Santuário de Aparecida, na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo. A expectativa da organização da programação especial em homenagem à Padroeira do Brasil era de que 150 mil pessoas visitassem a igreja na data. Para todo o feriado, são esperados 300 mil devotos da santa, segundo os idealizadores da celebração católica.

A festa em Aparecida começou ainda de madrugada, por volta das 5h. Às 10h, o bispo emérito de São Paulo, dom Claudio Hummes, celebrou missa solene para mais de 30 mil pessoas, que vieram de todo o Brasil para demonstrar sua fé na santa, pedir ou agradecer por milagres. Homenagens, missas e procissão marcaram a comemoração, que relembra a data em que foi encontrada, em 1717, a imagem de Nossa Senhora Conceição Aparecida por pescadores no Rio Paraíba.

Além da programação religiosa, show gratuito dos cantores Renato Teixeira e Sérgio Reis encerrou o dia no santuário.

Polo turístico, a cidade de Aparecida do Norte tem infraestrutura ampla para receber o público, com mais de 350 lojas e serviços. É tradicional ponto de peregrinação da fé católica para fiéis de todo o País.

CAPITAL

Católicos também participaram das comemorações em homenagem à Nossa Senhora Aparecida na Capital. O evento Tietê Esperança Aparecida, que começou em 21 de setembro, contou com milhares de pessoas, que acompanharam a procissão pelo rio Tietê. A imagem da santa saiu de Aparecida e percorreu várias cidades até chegar a São Paulo.

Missa foi realizada na rua, em frente à Paróquia Bom Jesus dos Passos, na Freguesia do Ó, na Zona Norte da Capital, ao fim da peregrinação. De acordo com a paróquia, cerca de 2.000 pessoas participaram do evento. (da AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;