Setecidades Titulo Para menores
Aramaçan realiza ações para coibir consumo de álcool

Clube de Santo André adere à força-tarefa do poder público e autoridades da região

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
24/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Clube Aramaçan, de Santo André, aderiu à força-tarefa do poder público e autoridades da região para coibir o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. Apesar de fazer rígido controle da venda, inclusive com o auxílio de 170 câmeras de segurança, o espaço de lazer enfrenta dificuldades com adolescentes que entram no local com bebidas escondidas nas mochilas. Por isso, criou a campanha Tolerância Zero para Consumo de Álcool por Menores.

Segundo o diretor da comissão de segurança do Aramaçan, Fábio Gerevini, as ações começaram há dois meses, após menina de 14 anos entrar em coma alcoólico durante festa realizada nas dependências do clube. "Desde então, buscamos meio de dialogar com esses jovens e convencê-los de que o álcool faz mal e não deve fazer parte de suas rotinas."

Conforme Gerevini, o clube irá adotar pulseiras para diferenciar os menores dos maiores de 18 anos. A ideia é que os maiores de idade usem o acessório. Caso um menor seja flagrado consumindo álcool nas dependências do espaço, a família estará sujeita à suspensão do título que dá direito ao uso do clube.

No entanto, a ideia das ações não é punitiva, segundo Gerevini. "Os jovens têm participado das reuniões para debater o assunto e são receptivos. Perguntamos o que falta no clube para que eles deixem o álcool de lado." O que ouviram, porém, é preocupante. "Os jovens afirmam que festas sem bebidas não atraem ninguém. Precisamos mudar essa mentalidade, que não é exclusividade dos sócios do clube, mas característica da juventude de hoje."

COMBATE

Solucionar o problema não é tarefa simples, já que é ocasionado por multifatores, inclusive culturais e sociais. O objetivo da força-tarefa é transformar a região em núcleo piloto de ação conjunta entre os poderes municipais e estaduais para combater o consumo de álcool por menores.

Participam das ações representantes das polícias Civil e Militar, governo estadual, Fundação Criança de São Bernardo, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e associações comerciais.

Até agora, a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a adolescentes realizou 205 mil inspeções e multou 1.003 estabelecimentos em todo o Estado. Na região, 27 comércios foram flagrados vendendo bebidas para menores de 18 anos desde novembro, quando a lei foi implantada. As multas podem chegar a até R$ 92 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;