Setecidades Titulo Saúde
Hospital Nardini está sem tomógrafo há 15 dias
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
15/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O equipamento utilizado para fazer exame de tomografia do Hospital Nardini, em Mauá, está quebrado desde o início do mês. O aparelho é utilizado para fazer o diagnóstico de imagem, obtido após sucessão de raios X. Em média, quando em funcionamento, são feitos 15 procedimentos por dia.

Impossibilitada de ser transferida, a paciente Aparecida Francisca de Araújo, 55 anos, aguarda pela realização do exame desde domingo à noite, quando foi internada em estado grave após sofrer AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ela foi atendida primeiramente na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Assis e em seguida foi transportada com urgência para o hospital. A paciente permanece na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e está em coma induzido desde a tarde de ontem.

Por conta da gravidade do quadro de saúde, que é instável, o hospital esclareceu que a transferência não pode ser realizada nem em UTI móvel, por conta do risco de agravar a quadro clínico.

A irmã da paciente, Edna Francisca de Araújo, 51, não se conforma por ter de esperar o conserto do equipamento e critica a morosidade com que o caso foi tratado por alguns profissionais do hospital. "Está em tempo. Dá para fazer alguma coisa. O médico disse para aguardar, mas não posso admitir. E se for detectado algo no exame? Precisamos saber se poderá operar. É uma vida e eles têm de correr atrás para salvá-la."

No caso, o exame poderá identificar o nível da lesão sofrida no cérebro. Amanhã, segundo o hospital, a equipe médica irá reduzir gradativamente os sedativos para avaliar se a paciente irá responder aos estímulos. A sobrinha da paciente, Thaís Sanches, 30, publicou pedido via Facebook para tentar mobilizar ajuda dos amigos. "Nem em época de eleições eles (políticos) estão preocupados em manter o único hospital da cidade em condições de receber atendimento", diz a mensagem.

POSICIONAMENTO
Os pacientes que não têm quadro clínico grave e precisam passar pelo exame são transferidos para realização da tomografia no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, e retornam ao Nardini no mesmo dia.

O hospital confirmou que o tomógrafo está quebrado e que uma peça importada está sendo providenciada para fazer a substituição. A previsão de regularização é até o fim da semana que vem.

Em defesa às reclamações da família, a direção do Nardini argumentou que o tratamento está em curso e que a tomografia é um exame complementar, ou seja, complementa o diagnóstico pressuposto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;