Setecidades Titulo Educação
São Caetano reduz média
escolar de 7 para 6 pontos

Segundo secretária de Educação, objetivo é
aumentar nível de exigência dos estudantes da rede

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
04/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A partir do início do ano letivo de 2014, a média escolar para os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de São Caetano será reduzida de 7 para 6 pontos. A mudança no sistema de avaliação irá afetar os cerca de 15 mil alunos matriculados entre o 1º e o 9º ano. Mesmo com a redução, a nota de corte da cidade é a maior entre os sete municípios do Grande ABC.

O objetivo da modificação, diz a secretária interina de Educação, Ivone Braido Voltarelli, é aumentar o nível de exigência cobrado em aulas e provas. “Trabalhávamos com escala muito elevada. De zero a dez, sete representa 70%, o que é considerado nível de excelência. Dessa forma, tínhamos de aplicar exercícios mais suaves para que todos conseguissem atingir o alto padrão”, explica.

A titular da Pasta comenta que, a partir da diminuição de um ponto na média, os professores poderão aumentar a exigência. “Os docentes terão de dar aulas de melhor nível.” Ivone ressalta, entretanto, que a nota obtida não é o único meio de classificação dos estudantes. “A avaliação é feita com base em levantamento diagnóstico de competências e habilidades. Não somente para ter nota classificatória. Não é apenas um número frio.”

Para avaliar o impacto da medida entre os alunos, a Prefeitura estuda aplicar ainda no primeiro bimestre edição da Prova São Caetano – teste feito por todos os matriculados da rede municipal de Educação para diagnosticar a qualidade do ensino. A secretária estima que, inicialmente, a alteração pode aumentar o índice de reprovações, que hoje varia entre 8% e 12%. Isso porque a redução da média pode fazer com que parte dos discentes tenha a sensação de que será mais fácil conseguir passar de ano. Os jovens que frequentam as escolas municipais podem ser reprovados em todas as etapas. Já nos colégios estaduais, somente há possibilidade de retenção no 3º, 6º e 9º anos.

“O aluno vai ter de se adaptar. Conforme o professor mostrar que a aula está cada vez mais desafiadora, o estudante vai sentir que, ou ele acompanha o ritmo, ou fica para trás.” De acordo com Ivone, a maioria das escolas particulares utiliza a nota 5 como média.

As aulas na rede municipal de São Caetano serão iniciadas no dia 27. Já os professores retornam ao trabalho uma semana antes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;