Política Titulo Complementar
Morando atrai capital político de Alex

Tucano vai tentar renovar mandato estadual, enquanto popular-socialista disputará a federal

Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
18/11/2013 | 07:34
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Com Alex Manente (PPS) fora da disputa pela reeleição à Assembleia Legislativa em 2014 – disputará vaga à Câmara Federal –, o adversário Orlando Morando (PSDB), curiosamente, é o que pode ser mais beneficiado em São Bernardo na corrida por um dos 94 assentos de deputado estadual.

Isso porque são da mesma geração política (ambos têm pouco mais de 30 anos) e um eleitorado complementa o outro. O grosso da votação dos dois tem a mesma origem, concentrada na região central da cidade. O popular-socialista, porém, tem certa penetração nas periferias, ao contrário do tucano, que detém boa fatia de adesões respaldada na classe média.

Sem uma disputa direta entre os dois na busca por votos a deputado estadual, a tendência é que Morando tenha expansão.

A ausência de Alex Manente na corrida pela Assembleia deixa soltos 68.127 votos somente em São Bernardo. Esse foi o número de sufrágios conquistados na cidade em 2010, o que lhe rendeu o título de mais votado na cidade. No Estado, o espólio total do popular-socialista foi de 114.714.

Orlando Morando obteve 63.080 eleitores são-bernardenses na última eleição a estadual. A expectativa é de que esse desempenho seja melhorado. Em todo o território paulista conquistou 138.630.

O presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira (PT), também visa arrebanhar os votos de Manente e também tem perfil para isso. É um novo nome colocado no jogo, empresário e dirigente esportivo bem-sucedido.

Terceira representante da cidade na Assembleia, Ana do Carmo (PT) tentará a reeleição, mas tem eleitorado cativo e diferente do de Alex. Em 2010, a petista angariou 80.452 votos, sendo 54.017 em São Bernardo.

Depois de Alex, Morando e Ana, nenhum candidato obteve mais de 15 mil votos na disputa de deputado estadual há três anos.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;