D+ Titulo Antiguidade
História da bolsa
Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
15/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O item que surgiu há milhares de anos evoluiu ao longo do tempo e tornou-se indispensável. Na antiguidade, a bolsa tinha a função de carregar pertences do homem e da mulher. Tinha estrutura parecida com um saco feito de couro ou pele preso a um cordão, onde colocava moedas e pedras. Para escondê-la usava suspensa pelo cinto tanto por homem como por mulheres.

Em meados dos séculos 15 e 16 o acessório passou a ter formatos pequenos que cabia na palma da mão. A partir dos séculos 16 e 17 a bolsa passa a ser um artigo de beleza e a fazer parte do look das mulheres.

No século 18, o modelo carteira era mais usado. Segundo a professora de moda, Elizangela Gomes, da Escola Sigbol Fashion, ao contrário de hoje, as mulheres na época usavam bolsas apenas em ocasiões, por exemplo, para ir ao centro da cidade ou a festas.

A partir do século 19, os homens deixam de usar o item com certa frequência e o acessório torna-se paixão feminina. "Vai se renovando. Ganha estrutura geométrica, com alça de couro, detalhes de metal. A bolsa ganha formatos diferentes para carregar roupas", explica. As primeiras bolsas para viagem surgiram na primeira metade do século.

No século 20 foi o período de mais diversidade e em que ganhou mais destaque e glamour. Nos anos 1920 as bolsas de mão, conhecidas como clutches, eram usadas para carregar apenas maquiagem. Nos anos 1930 o tamanho aumentou um pouco maior estilo carteira. No fim dos anos 1930 e 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres passaram a usar a bolsa tiracolo para carregar outros pertences além da maquiagem. Por isso, o tamanho foi aumentando e a praticidade também tornou-se algo fundamental.

Nos anos 1950 e 1960 a estrutura passa por transformação ganhando versão mais colorida e decorada por fivelas de metal. Os estilistas atentos perceberam a entrada da mulher no mercado de trabalho e criou opções práticas que facilitassem sua rotina.  Nos anos 1970 a influência do hippie foi marcante como modelos florais, além de bordados. A franja e couro também marcaram época. Nos anos 1980 a mochila ganha as ruas por conta da necessidade dos jovens e também as maxibolsas. Nos anos 1990 tem opção e tamanho para todos os gostos. Foi o fim do cuidado em combinar o acessório com o look. Nos anos 2000, o que encontra-se é um moda que vai e volta no tempo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;