Política Titulo Eleição
Oito retomam
plano de 2008

Eleição de 2012 é marcada pela renovação de quadros; São
Caetano e Ribeirão não apresentam repetição de postulantes

Por Fábio Martins
Raphael Rocha
09/07/2012 | 07:14
Compartilhar notícia


Dos 36 candidatos a prefeito oficializados no Grande ABC, oito disputaram também o processo eleitoral de 2008, o que representa a marca de 22,2% do total. São Caetano e Ribeirão Pires não apresentam repetição de postulantes, enquanto São Bernardo é a recordista de manutenção do quadro de prefeituráveis, contendo três remanescentes do pleito municipal passado, demonstrando pouca renovação sobre as opções de voto ao eleitorado.

Na cidade comandada pelo prefeito Luiz Marinho (PT), o projeto de reeleição do petista entra em concorrência com as candidaturas majoritárias do deputado estadual Alex Manente (PPS) e do ex-vereador Aldo Santos (Psol). Apesar da repetição de nomes, o cenário é completamente diferente.

Há quatro anos, Alex dividia com o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) a bandeira governista do ex-prefeito William Dib (PSDB). Indicado pelo cacique tucano, Morando foi ao segundo turno, mas Alex decidiu apoiar Marinho. Agora, o popular-socialista conta como padrinho justamente Dib. Morando optou pela ausência na eleição. Além de Marinho, Alex e Aldo, o pleito deste ano possui candidaturas de Ademir Silvestre (PSC) e Lígia Gomes (PSTU).

Em Santo André, o prefeito Aidan Ravin (PTB) e o advogado Raimundo Salles (PDT) retornam à eleição em posições distintas das enfrentadas quatro anos atrás. Ambos corriam por fora na disputa eleitoral, que tinha como favorito o atual deputado federal Vanderlei Siraque (PT). Aidan e Salles (então no DEM) duelaram para estarem no segundo turno. O petebista levou pequena vantagem e, posteriormente, bateu Siraque, em uma das vitórias mais inesperadas do Grande ABC.

Chefe do Executivo de Diadema, Mário Reali (PT) parte para a reeleição sem reeditar disputas vivenciadas em seu debute em eleições majoritárias, em 2008. Até semana passada, o ex-deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PSDB) prometia ingressar na briga pelo Parque do Paço, mas retirou a candidatura para indicar sua mulher, a ex-vereadora Maridite Cristóvão de Oliveira (PSDB).

Mauá e Rio Grande da Serra também têm remanescentes de 2008: Diniz Lopes (PR) e Nilson Gonçalves (PCdoB), respectivamente.

 

Quatro anos atrás, 29,6% reapareciam nas urnas na região

 

O cenário eleitoral há quatro anos mostrava que, dos 27 candidatos majoritários do Grande ABC, oito tinham reeditado projeto rumo ao Executivo no pleito de 2004. Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra foram as cidades com maior número de empreitadas reeditadas, com dois políticos brigando pelo Paço em cada município.

Curiosamente, as disputas das duas cidades envolveram os principais embates das duas eleições. Em Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV) e Valdírio Prisco (PSDB) foram protagonistas em 2004 e 2008. O verde saiu vencedor em ambas as ocasiões.

Em Rio Grande, a polarização ficou entre Adler Kiko Teixeira (PSDB) e Carlos Augusto César, o Cafu (PT). Assim como ocorreu na cidade vizinha, houve apenas um vencedor nos dois pleitos: Kiko.

Os demais remanescentes foram Newton Brandão (PSDB), em Santo André; José Auricchio Júnior (PTB), em São Caetano; José Augusto da Silva Ramos (PSDB), em Diadema; e Chiquinho do Zaíra (PTdoB), em Mauá.

 

PERSISTENTE

O único político que participou da eleição de 2004 e que retorna aos holofotes eleitorais neste ano é o professor Ivanci dos Santos (PSTU), candidato à Prefeitura de Diadema. Ivanci, porém, não concorreu em 2008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;