Setecidades Titulo SOS bairros
Barranco ameaça casas no Jd.Ruyce, em Diadema
Caroline Garcia
Especial para o Diário
09/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Quatro casas no número 49 da Avenida São Bernardo, no Jardim Ruyce, em Diadema, estão ameaçadas por barranco que fica no terreno ao lado. Segundo moradores, a área seria de propriedade da Prefeitura, o que foi negado pela administração municipal.

Sempre que chove, parte do barranco desce para o quintal. O pior episódio aconteceu há três anos, quando a terra que caiu chegou a atingir 1,70 metro de altura. "Aqui moram muitas crianças e elas ficam no quintal o tempo todo. É perigoso. Se resolver descer toda a terra, as casas vão ficar soterradas", disse o porteiro João Queiroz do Nascimento, 40 anos.

Já faz dois anos que os moradores procuram pessoalmente a Prefeitura e reivindicam a construção de muro de arrimo. Mas só há um mês a Defesa Civil foi até o local e, mesmo assim, não elaborou laudo técnico. "Os técnicos vieram, falaram que precisaria levantar um muro reforçado pela quantidade de terra mas, segundo eles, a Prefeitura não teria verba para construir. A gente também não tem esse dinheiro, caso contrário nem procuraríamos a administração", contou o porteiro.

As raízes das árvores que existem no topo do morro ainda conseguem segurar parte da terra. "Eu nem podei de medo. Hoje, ela protege um pouco. Mas, se der chuva bem forte mesmo, desce o barranco com a árvore para cima das casas. Tivemos sorte que as chuvas no começo do ano foram mais fracas, mas mesmo assim desceu terra", falou Nascimento.

Diversos ratos também saem do terreno e invadem as casas. "A gente coloca veneno, mas não adianta. E são ratazanas maiores que muito gato." O barranco também está coberto com lonas para evitar que mais terra se desloque.

A Prefeitura de Diadema informou que o terreno é particular e fica na área limítrofe do domínio da Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes. E que, portanto, não cabe à administração realizar a construção do muro de arrimo, e sim do proprietário do espaço.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;