Automóveis Titulo Lançamento
Novo Série 3 parte de R$171,4 mil
Marcelo Monegato
Enviado a Itupeva (SP)
04/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 

Maior, mais potente, com novas tecnologias e visual renovado. Assim podemos resumir o novo BMW Série 3, que chega ao Brasil em sua sexta geração a partir de R$ 171,4 mil. Com mais de 12 milhões de unidades vendidas no mundo desde seu lançamento em 1975, o sedã médio premium é o modelo de maior sucesso da história da marca.

Inicialmente estarão disponíveis somente as opções 328i (três opções de acabamento), equipada com motor 2.0 turbo de 245 cv, e 335i, empurrada por um bloco de seis cilindros em linha de 3,0 litros e 306 cv. Em ambas as versões, o câmbio é automatizado de oito marchas e dupla embreagem.

Para agosto, a marca promete a chegada da versão 320i (184 cv), com valor sugerido em torno de R$ 130 mil. Para o terceiro trimestre, a BMW promete oferecer pacote M Sport. Já a configuração apimentada preparada pela divisão M (Motorsport) deve demorar um pouco mais.

A BMW planeja vender 2.000 unidades do novo Série 3 em 2012, mantendo-se à frente dos rivais Mercedes Classe C, Audi A4 e Volvo S60.

MAIOR E MAIS BELO

O visual do Série 3 está mais moderno e encorpado. Resultado do bom trabalho dos designers da marca, que conseguiram preservar as tradicionais linhas elegantes e agregar maior esportividade.

Os faróis dianteiros foram afilados, interagindo melhor com a grade dianteira dupla, e conferindo ar de mal-encarado ao modelo. Os vincos marcantes no capô também dão maior personalidade ao sedã. A traseira, por sua vez, teve mudanças pontuais, pouco marcantes.

Além do design, o porte do novo Série 3 mudou. Ele está 9 cm mais comprido, 5 cm mais largo e com 5 cm a mais na distância entre os eixos.

O acabamento interno é impecável. As peças emborrachadas estão em sintonia com os detalhes em aço escovado e com as costuras dos revestimentos em couro dos bancos.

O painel de instrumentos preserva o DNA da marca, com quatro círculos e as informações do computador de bordo na parte inferior.

NA PISTA

O Diário avaliou a versão 328i do novo Série 3 em um trecho da Rodovia dos Bandeirantes, interior de São Paulo. E a impressão deixada pelo sedã foi positiva, com destaque para o desempenho do motor 2.0 turbo.

Apesar de entregar saudáveis 245 cv de potência, o que chama a atenção é o torque de 35 mkgf disponíveis a partir de 1.250 rpm. E o bom casamento do bloco com a transmissão automatizada de oito velocidades e dupla embreagem faz com que o BMW tenha acelerações vigorosas e retomadas robustas. As trocas acontecem rapidamente e de maneira suave. Falta, porém, a opção de trocas no volante (borboletas).

Segundo a marca, a sexta geração do Série 3 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h - limitada eletronicamente.

A suspensão consegue mesclar rigidez e suavidade, suficientes para promover excelente manobrabilidade, sem abrir mão do conforto. Este ajuste permite abusar nas curvas, fazendo com que o Série 3 ande nos trilhos. Caso o motorista erre na dose do acelerador, os sistemas eletrônicos de tração e estabilidade entram em ação.

Uma das inúmeras tecnologias do novo Série 3 é proporcionar diferentes tipos de condução. Por meio de um botão no console central é possível escolher quatro modos (Sport +, Sport, Comfort e Eco Pro), que modificam o comportamento do motor, da direção elétrica e do controle eletrônico de estabilidade (DSC).

Conforto com base na tecnologia

O conforto da nova geração do BMW Série 3, como nas anteriores, é um dos pontos fortes do veículo.

A lista de equipamentos é grande e agrada a todos. São oito air bags, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), controle de estabilidade, ar-condicionado de duas zonas, direção com assistência elétrica, bancos revestidos em couro com ajustes elétricos (motorista e passageiro), rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema de áudio com 17 alto-falantes, sensor de estacionamento, controlador de velocidade inteligente e faróis adaptáveis, que acompanham a trajetória do veículo e evitam que o motorista que vem no sentido oposto tenha a visão ofuscada.

No entanto, o que realmente chama a atenção é a tecnologia embarcada no veículo, com destaque para os sistemas de interatividade. A maioria dos mimos, porém, são opcionais. Os ocupantes têm acesso por meio de conexão bluetooth às redes sociais - como Facebook e Twitter - e ao Google. Tudo pode ser acompanhado em uma tela de LCD colorida no centro do painel.

Outra novidade é que o Série 3 está ligado à assistência técnica. Por meio do celular do motorista, conectado ao carro via bluetooth, são enviados SMS automaticamente a uma central de atendimento informando quando o carro deve efetuar a troca de óleo ou substituição de terminado equipamento desgastado.

PORTA-MALAS + PÉ?

Para abrir o porta-malas, não são necessárias as mãos. Com um sensor localizado na parte de baixo do para-choque, basta o motorista aproximar o pé para que a tampa abra automaticamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;